29/03/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Hospital Nova Petrópolis comemora alta de paciente que estava intubada e se recuperou sem ir para a UTI

Martha Celine Schorn Matias tem 63 anos e foi extubada no dia 18 de março

O Hospital Nova Petrópolis anunciou na tarde desta segunda-feira, 29 de março, alta médica da paciente Martha Celine Schorn Matias, de 63 anos, que estava internada na instituição por causa da Covid-19. A recuperação da idosa representa um caso pouco comum, pois ela chegou a ser intubada e se recuperou da doença enquanto estava na fila de espera por um leito de UTI (unidade de tratamento intensivo).

Martha é moradora de Linha Araripe e foi internada em um leito clínico no Hospital Nova Petrópolis no dia 6 de março de 2021. Com o agravamento do quadro de saúde, no dia 10 de março ela precisou ser intubada. Entretanto, não havia leito de UTI disponível na Central de Regulação do Estado e Martha precisou permanecer em Nova Petrópolis, com ventilação mecânica, enquanto aguardava a abertura de um leito em unidade intensiva.

Foi nesta situação que Martha se recuperou da Covid-19. No dia 18 de março, ainda internada no HNP, ela já pôde ser extubada. A recuperação clínica foi completada nos 11 dias seguintes, permitindo a alta nesta segunda-feira.

Para celebrar o momento, os profissionais do HNP posicionaram-se no corredor por onde a paciente deixou o quarto de internação e saudaram-na com balões e aplausos enquanto ela passava. “Precisamos agradecer o esforço e dedicação do corpo clínico e de todos os colaboradores do HNP, na missão de salvar vidas”, destacou o diretor da instituição, Mateus Zucolotto.

Na saída do hospital, Martha foi acompanhada pelo marido Renato e os filhos Raquel, Vivian, Rosane e João.

“Esta notícia é motivo de esperança e de muito orgulho para Nova Petrópolis, pois mostra a capacidade e a competência que existe em nosso hospital. Por outro lado, é mais um exemplo das enormes dificuldades que essa pandemia está trazendo para a rede hospitalar.          Quero dar os parabéns a todos os profissionais envolvidos e especialmente para a dona Martha, que agora está de volta à sua casa”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

LEITOS DE UTI

O Hospital Nova Petrópolis é habilitado para atendimento de saúde em média e baixa complexidade. Na condição de hospital de pequeno porte, não comporta a estrutura necessária para o atendimento de UTI. “Somos habilitados na RUE (Rede de Urgência e Emergência), que exige alguns equipamentos, como dois ventiladores para intubação. Hoje temos seis ventiladores e na metade de março chegamos a ter seis pacientes intubados ao mesmo tempo, todos esperando leito em UTI”, acrescenta Zucolotto.

Em tempos normais, as referências de Nova Petrópolis para o atendimento em UTI são os municípios de Caxias do Sul e Gramado. Com o agravamento da pandemia e a superlotação das UTIs, a Central de Regulação do Estado passou a fazer o direcionamento dos pacientes para mais lugares, conforme a disponibilidade de vagas.

“É importante sempre deixar claro que um município do tamanho de Nova Petrópolis não comporta o atendimento em UTI. Seja pela estrutura do hospital, disponibilidade de profissionais e custeio. E outro ponto importante é que, se Nova Petrópolis tivesse leitos de UTI, eles não ficaram reservados para a população local. Hoje certamente eles estariam ocupados por pessoas de outras cidades, através da Central de Regulação”, finaliza o diretor do HNP.