22/05/2014

Hospital Nova Petrópolis assina convênio com o Governo do Estado

Documento foi firmado pelo governador do RS Tarso Genro em Farroupilha...

O vice-prefeito Gregor Hermann, o diretor administrativo do Hospital Nova Petrópolis (HNP), Mateus Zucolotto e a presidente da OASE, entidade mantenedora do HNP, Marlene Drechsler estiveram em Farroupilha no dia 10 de maio, em audiência com o governador do Estado, Tarso Genro e a Secretária Estadual de Saúde, Sandra Fagundes.
O convênio entre Hospital Nova Petrópolis e Governo do Estado para o repasse financeiro no valor de R$ 200 mil para a compra de equipamentos para o HNP foi assinado na ocasião. Segundo o diretor administrativo do hospital, Mateus Zucolotto, a verba é proveniente de uma emenda parlamentar de 2012, encaminhada pelo deputado federal Pepe Vargas. “Com este valor iremos adquirir um equipamento de CR, que é um digitalizador de imagem para raio-x e um carro anestésico para o bloco cirúrgico”, detalhou o diretor administrativo. Zucolotto ponderou ainda que, apesar do convênio ter sido assinado, o recurso ainda não foi liberado. Segundo ele, a verba deve estar disponível para o HNP até o fim deste ano.
Na oportunidade, o diretor administrativo do Hospital Nova Petrópolis e a presidente da OASE, Marlene Drechsler também entregaram um ofício ao governador Tarso Genro. “No documento solicitamos a liberação do recurso no valor de R$ 450 mil proveniente da Consulta Popular e Cidadã de 2011 para a conclusão do bloco cirúrgico do hospital”, disse Zucolotto.
A secretária estadual da saúde, Sandra Fagundes, salientou a importância da garantia da aplicação da verba para os administradores municipais: "O SUS é um sistema solidário co-financiado pelos três entes federados. A aplicação de 12% da receita líquida do Estado em saúde permite investimentos em áreas novas e fôlego para os gestores municipais também interferirem na gestão hospitalar dos municípios. Hoje celebramos uma nova era".
Na última segunda-feira, dia 19 de maio, o Hospital Nova Petrópolis assinou mais um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, desta vez no valor R$ 170 mil, sendo que a contrapartida da casa de saúde será no valor de R$ 25 mil. O investimento total, no valor de R$ 195 mil, na reforma da recepção, hall de entrada, corredores e piso.