21/10/2019

Horto Municipal de Nova Petrópolis cultivou 800 mil mudas este ano

1 milhão de mudas serão cultivadas até o final de 2019 no Jardim da Serra Gaúcha

O Horto Municipal é responsável pela produção de mudas de flores e plantas para o paisagismo e embelezamento de Nova Petrópolis. Reposição de árvores, podas da arborização urbana, reformas de praças e equipamentos públicos, como pintura de bancos, e execução e manutenções de jardins de praças, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais setores do Município, são algumas das atividades realizadas pelo Horto, que pertence à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis.

As diversas espécies de flores e plantas produzidas pela equipe, que somam 800 mil mudas até outubro deste ano, variam de ano para ano. As espécies Amor-perfeito, Boca-de-Leão e Tagete estão entre as principais flores cultivadas. O processo de produção dura 12 semanas, desde a compra da semente até o plantio. Para reduzir os custos, o Horto também utiliza o processo de estaquia. O método consiste no plantio de um ramo ou folha da planta e, a partir do enraizamento delas, desenvolve-se uma nova planta. Até final do ano, a previsão de mudas produzidas é de 1 milhão. O Horto Municipal qualifica seus profissionais por meio de cursos de aperfeiçoamento, para melhorar a qualidade da mão de obra.

Entre os novos projetos internos, o Horto busca realizar a introdução da permacultura, ou seja, o cultivo de plantas permanentes, com o objetivo de reduzir a troca de flores. A instalação de uma câmara de germinação de plantas e sementes é outra iniciativa do setor, com o intuito de baixar os custos com a compra de mudas pré-cultivadas, que são mudas já germinadas. Projetos de melhorias na estrutura do Horto, como estufas e novos espaços para a produção das mudas são outros objetivos.

Dentre os projetos externos, estão a revitalização de praças e de rótulas de acesso da cidade, a implantação do plano de arborização urbana, além do plantio de mudas de hortênsias para resgatar a característica da Região das Hortênsias. O Horto Municipal também trabalha com a possibilidade de introdução de um Sistema de Relatórios.

“O projeto de Sistema de Relatórios é um modo de organização que o Horto busca. Ele consiste no controle de produção, das podas e das atividades da equipe, para uma melhor organização e gestão”, comenta o coordenador do Horto Municipal, Alexandre Lanius, que é técnico em paisagismo, tecnólogo em processos gerenciais e também é técnico agrícola.

O Horto está localizado na Rua Dr. Eraldo Christ, no Bairro Logradouro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30min e das 13h às 17h30min. O Horto Municipal de Nova Petrópolis pode ser visitado, mediante agendamento pelo telefone (54) 3281.1633.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITOS DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP