25/02/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Hoje é o aniversário de 59 anos da Escola Luiz Loeser

Instituição de ensino da Vila Olinda disponibiliza um estudo completo de sua história

Esta quinta-feira, dia 25 de fevereiro é o aniversário de 59 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser. A instituição de ensino foi inaugurada no ano de 1962, a partir de um movimento da comunidade, preocupada com a segurança das crianças que precisavam atravessar a BR-116 para ir à escola.

A compra e a preparação do terreno aconteceram no início da década de 1960. Em 9 de abril de 1961 ocorreu a colocação da pedra fundamental e foram definidos os padrinhos e madrinhas da futura escola: Felippe Michaelsen, Ewaldo Michaelsen e Oswald Spier; Rosalina Michaelsen, Elma Michaelsen e Hedy Kopper.

No dia 25 de fevereiro de 1962, a fita foi cortada pelo morador mais idoso da comunidade, Felippe Michaelsen (cujo nome hoje batiza a rua principal da Vila Olinda) cortou a fita inaugural junto ao engenheiro e secretário Municipal de Obras, Arlindo Michaelsen.

A história completa da Escola Luiz Loeser pode ser conferida em uma publicação comemorativa ao aniversário de 69 anos. A montagem e a pesquisa são da professora Suleika R. Wedig e colaboração de Nelson Wedig. O arquivo (PDF) com a apresentação pode ser acessado ao final desta notícia.

Mesmo hospitalizado, o prefeito Jorge Darlei Wolf fez questão de parabenizar a Escola Luiz Loeser pelo aniversário. Para o prefeito, os prêmios e demais resultados positivos que a instituição obteve ao longo das décadas ilustram muito bem a sua história. “Foram muitas conquistas e sucesso em diversas áreas. Mas a principal conquista acredito estar em cada aluno que, passando por essas salas, tornou-se cidadão e profissional”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, destaca a importância da comunidade escolar, tanto na história, quanto no atual momento da Escola. “Os meus parabéns a esta comunidade escolar que não mede esforços para que a escola seja coroada de êxito. É um orgulho para a cidade ter um educandário com tanta competência e responsabilidade”, afirmou Gislaine.