06/05/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Grupo das comorbidades: Nova Petrópolis vacina pessoas a partir dos 45 anos no dia 7 de maio

Moradores de todos os bairros e localidades devem ir de carro ao Centro de Eventos, das 8h às 10h

A vacinação de pessoas do grupo de comorbidades contra a Covid-19 segue em Nova Petrópolis. Nesta sexta-feira, 7 de maio, passam a ser vacinadas pessoas com 45 anos ou mais. A vacinação para quem for de carro ao Centro de Eventos acontece das 8h às 10h.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social é de que moradores de todos os bairros e localidades se dirijam ao Centro de Eventos para receber a vacina sem o risco de aglomeração.

Quem não tiver condições de ir ao Centro de Eventos pode procurar a unidade básica de saúde de referência do seu bairro ou localidade. Nos postos de saúde, os serviços de vacinação são realizados das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

As pessoas do grupo de comorbidades, com 45 anos ou mais, serão imunizadas com a vacina da marca Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz). Na quarta-feira, 5 de maio, Nova Petrópolis recebeu 885 doses desta vacina, além de 70 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

GRUPO DE COMORBIDADES

Conforme a resolução Nº 089/21, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), as seguintes comorbidades estão incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19:

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão arterial resistente – estágios 1, 2 e 3;

Doenças cardiovasculares;

Doença cerebrovascular (AVC);

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos (transplantados, HIV e pacientes oncológicos);

Anemia falciforme;

Obesidade mórbida;

Síndrome de Down;

Cirrose Hepática;

SÍNDROME DE DOWN, GESTANTES E PUÉRPERAS

Para pessoas com síndrome de Down e gestantes e puérperas com comorbidades, a vacinação nesta quinta-feira, 6 de maio, será oferecida para qualquer pessoa acima de 18 anos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para receber a vacina contra a Covid-19, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (quem tiver).

Diabéticos e hipertensos precisam apresentar uma receita médica atualizada (menos de um ano) dos medicamentos em uso. As demais pessoas do grupo de comorbidades devem apresentar laudo médico recente.

LAUDOS MÉDICOS

A partir desta sexta-feira, 7 de maio, as equipes responsáveis pela vacinação passarão a reter os laudos médicos apresentados pelas pessoas do grupo de comorbidades. Quem quiser ficar com o laudo original, deve apresentar uma cópia.

No caso das pessoas diabéticas e hipertensas, as receitas médicas não serão retidas.

SÍNDROME GRIPAL E VACINA DA GRIPE

Pessoas que fizeram a vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) há menos de 14 dias não podem receber a vacina contra a Covid-19 neste momento. Da mesma forma, a vacina desta quinta-feira não pode ser recebida por pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19.

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA

A vacinação das pessoas do grupo de comorbidades teve início em Nova Petrópolis na quarta-feira, 5 de maio, e teve sequência na quinta-feira, dia 6.

O drive thru realizado durante a manhã de quinta-feira no Centro de Eventos (fotos) resultou na aplicação de 115 doses. Também houve vacinação nos sete postos de saúde.

SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social segue com defasagem de vacinas da marca Coronavac (Sinovac/Butantan) para o reforço em idosos que receberam a primeira dose em março e abril.

As 70 doses da Coronavac recebidas na quarta-feira, 5 de maio, estão sendo aplicadas naqueles idosos que estão aguardando a mais tempo pela segunda dose. Cada idoso está sendo chamado ao seu postos de saúde de referência para receber a vacina.

Crédito das fotos: Adriana Monteiro Arrial/Comunicação PMNP