conteúdo do menu
conteúdo principal
13/08/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Grande festa de culturas e etnias se despede da Serra Gaúcha

41º Festival Internacional de Folclore encerrou neste domingo, em Nova Petrópolis...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
 Uma verdadeira maratona cultural tomou conta de Nova Petrópolis nos últimos 17 dias. De 26 de julho a 11 de agosto, o Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, esteve tomado pela música, dança, artesanato, língua, cores e costumes de dezenas de grupos internacionais, nacionais, regionais e locais. A 41ª edição do Festival Internacional de Folclore encerrou ontem, superando todas as expectativas.
Aproximadamente dois mil artistas subiram ao palco da Rua Coberta e receberam os aplausos de um público estimado em 85 mil pessoas. A logística do evento resultou em quase 10.000 quilômetros rodados para o deslocamento de mais de 70 grupos, mais de 750 horas de contato com os artistas e mais de 6.000 refeições servidas ao longo do festival. Números expressivos que demonstram o grande trabalho para que o espetáculo ocorra. Um trabalho que depende de uma equipe unida com o mesmo objetivo – perpetuar o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, melhorando-o a cada edição.
“Este evento não é meu, não é dos que passaram, não é daqueles que virão. O Festival Internacional de Folclore é de todos. Cada um de nós é responsável por este espetáculo”, enalteceu o prefeito Regis Luiz Hahn ao reconhecer o trabalho de todos os envolvidos na realização do evento. “Nossa comunidade também está de parabéns, pois todos os grupos elogiaram a receptividade e hospitalidade que encontraram aqui em Nova Petrópolis. Fortes laços de amizade são firmados no Festival Internacional de Folclore. Obrigada a todos”, resumiu o prefeito Lelo.
“Saudade. Este sentimento resume o que sinto desde já”, disse a secretária adjunta de Cultura, Yedda Leão Michaelsen. “A partir de agora já iniciamos o trabalho para o 42º Festival Internacional de Folclore. Mas antes disso, precisamos reconhecer o sucesso desta edição. O trabalho conjunto consagrou o evento”, disse Yedda. A diretora do Departamento de Cultura, Gabriela Raymundo enalteceu a satisfação da comissão organizadora e fez coro aos agradecimentos pelo trabalho de todos que se empenharam.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Reisdoerfer, declarou que a 41ª edição do Festival Internacional de Folclore superou todas as expectativas. “Os grupos foram fantásticos e também temos que agradecer a todos que se envolveram nessa grande festa das etnias. O sucesso do Festival Internacional de Folclore é resultado de um trabalho conjunto. Estão todos de parabéns. Que venha o 42º”, desejou.


Emoção na despedida da 41ª edição
Pouco antes das 21h30min de domingo, a Chama Folclórica foi extinta, marcando oficialmente o término de mais um evento. O símbolo que iluminou e aqueceu o festival durante todo seu período de realização foi apagado pelo colaborador Valter Hoffmann, o Doca. O funcionário foi escolhido em reconhecimento ao esforço e empenho dedicados ao 41º Festival Internacional de Folclore e a todos os envolvidos no evento.
A extinção da Chama Folclórica não significa o fim, mas uma etapa que finda para que outra tome lugar e corpo, para que o sonho seja ampliado e que, no próximo ano, seja celebrada ainda e sempre a vida, a paz e a diversidade. O apagar do lume ocorreu após o último espetáculo de “A história que nos une”, que contou a história de Nova Petrópolis através da dança, levando ao palco mais de 350 artistas.
Durante a cerimônia de encerramento do Festival Internacional de Folclore, a homenageada da 41ª edição, Senhora Irmgard Schuch fez questão de agradecer ao reconhecimento da comissão organizadora pelo carinho. “Há 17 dias fui homenageada na cerimônia de abertura, e como fui pega de surpresa, tenho certeza que não agradeci o bastante. Então, venho dizer meu muito obrigada a todos. O festival desse ano foi espetacular”, finalizou Dona Inga.
O domingo reservou belíssimas apresentações ao público que aproveitou o Dia dos Pais junto a Praça das Flores e Rua Coberta. Franceses, indonésios, peruanos, argentinos, capixabas, paranaenses, baianos e gaúchos deram seu show no palco do evento. O momento reservado à Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade também emocionou a plateia que lotava as cadeiras da Rua Coberta dia 11 pela manhã. O clima de despedida tomou conta do momento, trazendo à tona momentos de agradecimento e nostalgia. As Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Cristine Seefeld, 1ª Princesa Fernanda Auler e 2ª Princesa Josiane Burzlaff também deixaram a sua mensagem de emoção e carinho.
O frio intenso registrado no último final de semana não intimidou os visitantes, que lotaram a estrutura montada exclusivamente para o evento. Os estandes de artesanato foram tomados pelo público. Segundo o secretário adjunto de Turismo, Rodrigo dos Santos, os expositores ficaram muito satisfeitos com as vendas ao longo do festival.

Embaixador prestigia a Indonésia
Um dos espetáculos mais aplaudidos do evento e, na opinião de muitos, uma das melhores atrações da 41ª edição, o grupo Kencana Pradipa, da Indonésia surpreendeu em sua última participação. Na plateia uma presença ilustre, o embaixador da Indonésia no Brasil, Sudaryomo Hartosudarmo.
Os lugares reservados na plateia não foram suficientes para acolher o expressivo público que tomou conta da Rua Coberta e Praça das Flores. Todos queriam ver a excelência dos artistas, a sincronia dos movimentos, o colorido dos trajes e a delicadeza dos gestos. Em seu espetáculo mais longo, os integrantes do Kencana Pradipa arrancaram aplausos calorosos do público, que se levantou para saudar a cultura do país inédito no evento deste ano.
Ao final do espetáculo, o embaixador Sudaryomo Hartosudarmo expressou a satisfação de ver no palco do evento o espetáculo da Indonésia. A autoridade falou ainda sobre o carinho que o povo do seu país tem pelo Brasil e parabenizou a todos pelo Festival Internacional de Folclore e pela belíssima cidade de Nova Petrópolis.
O prefeito Regis Luiz Hahn também aproveitou para elogiar a apresentação do grupo Kencana Pradipa e disse que agora a Indonésia está mais próxima do Brasil pelas amizades feitas em Nova Petrópolis durante os dias do festival.
As talentosas artistas não contiveram a emoção e as lágrimas denunciaram a alegria de estar em Nova Petrópolis e a vontade de vir para a 42ª edição do Festival Internacional de Folclore.

Sonnenschein vence os jogos germânicos
O Grupo de Danças Folclóricas Sonnenchein, que representa as localidades de Linha Araripe e Linha Brasil, foi o campeão dos jogos germânicos, somando 118 pontos. Vila Olinda foi o vice-campeão, com 113; Linha Imperial ficou com o 3º lugar ao somar 110 pontos; Fazenda Pirajá vem na sequência, em 4º lugar, com 96 pontos; em 5º ficou o Centro, que somou 89 pontos; São José do Caí, com 62 pontos, ficou em 6º lugar.
Ao longo do evento, os representantes das localidades de Nova Petrópolis disputaram as provas de corrida de tamancos, pregar o prego, chopp em metro, bolão de corda e arremesso de chopp.
O 41º Festival Internacional de Folclore contou ainda com as Noites Culturais, que levaram a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; com o Circuito Cultural “Caminhos da Tradição”, no CTG Pousada da Serra, com o tema “O boi é bicho, mas tem alma sob o couro”, que mostrou a cultura gaúcha aos povos visitantes; além da palestra sobre Diversidade, com o Padre Antônio Alvimar, de Montes Claros.

O 41º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Dakota, Cooperativa Piá, Ave Serra, Fundição Alca, Coopershoes, Corsan, Banrisul e Suibom foram patrocinadores deste evento. ACINP, Fundo de Turismo, Rota Romântica, Banco do Brasil, Casa Cooperativa e LPR foram apoiadores da 41ª edição.
Para mais informações do 41º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acesse o site do evento www.festivaldefolclore.com.br. Acompanhe também a página do festival no facebook.

Fonte:

Outras Notícias