02/02/2016

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Governo Lelo e Gregor pavimentou 46.189,08 m² em 22 ruas

Contratos para pavimentação e fornecimento de materiais para nove vias foram assinados dia 29 de janeiro...

A Administração Municipal já pavimentou 22 ruas durante o Governo Lelo e Gregor, somando, exatamente, 3.959,61 metros de asfalto em 11 ruas e 1.878,06 metros de PAVS, o bloqueto, em 11 vias do Município. No dia 29 de janeiro, foi firmado contrato com uma empresa de pavimentação de concreto betuminoso usinado quente (CBUQ), o asfalto, que pavimentará uma rua e fará a recuperação de seis vias do Município. Na mesma oportunidade, foi firmado outro contrato com uma empresa de PAVS, o bloqueto, para a pavimentação de mais duas ruas de Nova Petrópolis.

A empresa Dalfovo Construtora Ltda, representada por Jean Pierre Vargas Scapin, firmou contrato para o capeamento asfáltico da Avenida Guilherme Schwantes, com mão de obra e fornecimento de materiais pelo valor total de R$ 262.059,78, sendo que R$ 39.454,00 será pago com recurso próprio, o restante do valor será pago por pavimentação comunitária. Serão asfaltados 2.459 m² da rua. A mesma empresa fará a recuperação das seguintes vias: Avenida das Araucárias, no Vale Verde; Rua São José do Caí e Rua Aldeia dos Imigrantes, no Juriti; Rua Antônio Schoeler, na Linha Imperial; Rua Rui Barbosa e Rua Dom Pedro II, no Centro. Será pago à empresa, com recurso próprio da Prefeitura, o valor de R$ 222.077,36 pelo serviço de recuperação das seis ruas.

Para a pavimentação de 1.120 m² da Rua Alemanha, no Centro de Nova Petrópolis, e 4.855,27 m² da Rua dos Ackermann, no Vale Verde foi assinado contrato com a empresa CW Obras e Pavimentações Ltda, representada por Geraldo Vitorino Reichert. Nas duas vias será utilizado o bloqueto para a pavimentação. A empresa receberá o valor total de R$ 398.483,58 para pavimentar as duas ruas. A Administração utilizará o valor de R$ 104.546,93 de recurso próprio para pagar a obra. Os moradores das vias pagarão o valor restante pelo sistema de pavimentação comunitária. A empresa irá fornecer o material e a mão de obra para a pavimentação.

O prefeito Regis Luiz Hahn trabalha para melhorar a qualidade de vida da comunidade de Nova Petrópolis. “Batalhamos para conquistar verbas e aprovar os projetos de pavimentação nas ruas do Município. Melhorar a vida do munícipe é uma questão de prioridade, e o Governo Lelo e Gregor tem isto como objetivo”, acentuou o prefeito Lelo.

No sistema de pavimentação comunitária, os moradores da rua se reúnem, fazem um abaixo-assinado com os vizinhos interessados e entregam na Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação. É necessário que mais de 70% dos moradores concordem com a pavimentação. Após todos estes processos, a solicitação vai para avaliação, quando a secretaria elabora ou aprova o projeto de rua, o orçamento da obra, o memorial descritivo e o licenciamento ambiental. Com todo o processo realizado, pode-se iniciar a pavimentação. Atingida a cota de aprovação para a pavimentação, aqueles moradores que forem contrários à obra serão cobrados por meio de contribuição de melhoria.

No sistema de pavimentação comunitária a Administração Municipal participa com a preparação da rua, com máquinas, servidores e material. O sistema pluvial, a base e a sub-base, leito e o material de meio fio é oferecido pela Prefeitura de Nova Petrópolis, totalizando 40% da obra. Os moradores podem escolher o PAVS ou o asfalto, sendo que, o segundo exige maior investimento.

Em 2016, foram finalizadas as pavimentações das ruas Ivoti e Garibaldi, no bairro Pousada da Neve; Professor Erwino Wedig, na Vila Germânia; Emílio Dinnebier Filho, na Linha Brasil; Padre Amstad, no Logradouro; e a Rua da Bergamoteira, no bairro Piá. As ruas Camilo, na Vila Olinda; Otto Grings e Antônio Schoeler, na Linha Imperial estão sendo preparadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos para receber a pavimentação.

Até o momento, o Governo Lelo e Gregor pavimentou cinco ruas nos bairros Pousada da Neve e Vila Germânia. Quatro ruas no bairro Piá e três no Vale Verde receberam PAVS. Os bairros que tiveram uma via asfaltada são: Juriti, Tirol, Centro, Linha Brasil e Logradouro.