01/03/2016

Secretaria de Administração

Governo Lelo e Gregor entrega sistema de esgoto à Escola Dona Ignez

Fossa séptica, filtro anaeróbio e valas de infiltrações foram algumas melhorias realizadas pela Administração Municipal...

O Governo Lelo e Gregor é comprometido com o bem-estar das crianças. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe recebeu melhorias e consertos durante a Gestão 2013-2016. No dia 22 de fevereiro, o prefeito Regis Luiz Hahn entregou o sistema de esgoto para a instituição. Instalações da fossa séptica, do filtro anaeróbio e das valas de infiltração foram as melhorias realizadas pelo Poder Público Municipal.

“Desde o início do mandato nos preocupamos com a situação desta escola. O fato das crianças estudarem em um lugar com esgoto a céu aberto é insalubre. Consertamos os erros cometidos na administração anterior, que inaugurou a escola sem a devida conclusão, pelo bem dos pequenos. Nossa preocupação sempre será a saúde e a qualidade dos serviços prestados pela Administração Municipal Lelo e Gregor à comunidade. Esta obra vai mudar para melhor a vida escolar de mais de 125 crianças e 37 funcionários que frequentam diariamente o local”, destacou o prefeito Regis Luiz Hahn.

O secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer e a diretora da creche, Silvania Linck acompanharam o prefeito Muncipal na verificação das obras de melhoria realizadas pela Administração Municipal. Desta forma, o Poder Público Municipal soluciona o problema com o sistema de esgoto do educandário.

O investimento total da Prefeitura na etapa de instalação do sistema de esgoto foi de R$ 17.809,22, pago com recursos próprios, somado às horas de maquinários e mão de obra dos servidores municipais. A empresa fornecedora da fossa séptica, do filtro anaeróbio, das calhas vertedoras e da chaminé foi a MMC Artefatos em Cimentos, de Gravataí.

“A necessidade da obra foi constatada após a utilização da escola, visto que os efluentes começaram a aflorar no terreno abaixo. Em vistoria no local, constatou-se que a fossa séptica e filtro anaeróbio instalados eram subdimensionados e estavam colocados a um nível muito alto em relação à tubulação, reduzindo o volume e a eficiência do tratamento de esgoto”, explicou o secretário de Planejamento, Hermann Deppe.

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe foi inaugurada em 28 de dezembro de 2012. No entanto, após a inauguração do educandário, diversas reformas foram realizadas pelo Governo Lelo e Gregor, como pinturas de salas de aula, consertos de móveis e de brinquedos do parquinho, além da instalação do sistema de exaustão da cozinha, que foi entregue incompleto. Também foram compradas cubas para a cozinha e torneiras de metal para os banheiros. O projeto da escola de educação infantil foi fornecido pelo Ministério da Educação e Cultura, sendo padrão para todo o país, motivo pelo qual tornou-se inviável o uso do refeitório durante o inverno por ser em área aberta. Para adaptar o projeto à região, tornou-se necessário o fechamento do refeitório com vidro. Esta obra custou R$ 119.823,17 aos cofres públicos.

Além disso, o Poder Público também deve investir na reforma do telhado e outras obras necessárias apontadas pela auditoria externa, a ser contratada pela municipalidade. De posse do laudo técnico de levantamento de inconformidades e patologias decorrentes da fiscalização ineficiente da administração anterior, o Município terá condições de avaliar o custo total dos retrabalhos necessários para sanar os problemas de execução da obra. A escola infantil foi inaugurada em situação precária. Com estas ações o  Governo Lelo e Gregor entregará à comunidade uma creche digna, na qual pais, alunos e funcionários terão plenas condições de aprendizado e desenvolvimento, em um ambiente salubre e agradável.