conteúdo do menu
conteúdo principal
08/04/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Gaama promove curso sobre manejo em amamentação

Capacitação foi destinada aos profissionais da área da saúde, educação e assistência social para incentivar o aleitamento materno

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Gaama (Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno) promoveu, na quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de abril, a primeira edição do curso de manejo em amamentação, uma capacitação direcionada aos profissionais da área da saúde, educação e assistência social que desejam atuar na área. O objetivo do curso é capacitar os profissionais para oferecerem apoio e informação às mães, ajudando-as a estabelecer a amamentação no peito.

Entre os temas abordados no curso, foi destacada a importância de proporcionar suporte e acolhimento às mães que buscam atendimento, levando em consideração seus sentimentos e particularidades. As profissionais que participaram do curso foram capacitadas para promoverem informações relevantes para a saúde das mães e de seus bebês, esclarecendo dúvidas comuns relacionadas ao aleitamento materno.

A capacitação ainda abordou temas como fisiologia da lactação; pré-natal; apojadura (preparo da mama para a produção e descida do leite); anatomia das mamas e formato do mamilo; observação da mamada e da saúde do bebê; métodos para evitar e tratar ingurgitamento mamário e fissura mamária.

O curso foi estruturado em grupos pequenos, para que houvesse maior possibilidade de interação e comunicação entre as participantes, que puderam compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. Além de aprenderem mais sobre métodos que auxiliam na identificação do estado de saúde dos bebês, as profissionais puderam debater formas de incentivar o aleitamento materno e informar as mães de maneira sensível e acolhedora.

 

Doação de leite

Outro tema abordado durante o curso foi a doação de leite, que é direcionada aos bebês prematuros ou recém-nascidos de baixo peso que não sugam. Também recebem doação de leite bebês recém-nascidos em nutrição trófica ou infectados (principalmente com infecções entéricas, aquelas que afetam o estômago ou o intestino). Bebês portadores de deficiências imunológicas, diarreia e alergias alimentares também são contemplados.

A coleta desse leite deve seguir alguns critérios de higiene e segurança: é necessário o uso de touca e máscara, bem como a higienização das mãos, braços e mamas, que deve ser realizada apenas com água; a mulher deve realizar a coleta após amamentar ou quando as mamas estiverem muito cheias, desprezando os primeiros jatos.

O leite coletado deve ser colocado em um frasco de vidro com tampa plástica, previamente higienizado com água e sabão e fervido por 15 minutos. Nos Bancos de Leite Humano todas as doações passam por um rígido processo de seleção, classificação, pasteurização e controle de qualidade microbiológico.

Mulheres que desejam doar leite devem contatar o Gaama pelo WhatsApp (54) 99664-3196, que orientará a doadora com as informações necessárias para o procedimento e fará a mediação com o Banco de Leite Humano mais próximo. Também é possível contatar diretamente o BLH Ama Tacchini, do hospital Tacchini em Bento Gonçalves, que é referência para o município de Nova Petrópolis. O Ama pode ser contatado através do telefone (54) 3055-0303.

 

Crédito das fotos: Flavia Azolin/Comunicação PMNP

Outras Notícias