01/12/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Gaama passa a coletar leite materno em Nova Petrópolis

Iniciativa permite a doação semanal de leite materno ao Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves

Desde o início de novembro o Gaama (Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno) de Nova Petrópolis está realizando a coleta de leite materno para o envio ao Banco de Leite do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves. A coleta em domicílio ocorre nas segundas-feiras e, para doar, as lactantes devem entrar em contato com o Gaama pelo número (54) 99664-3196.

A possibilidade de doação para as lactantes de Nova Petrópolis já está disponível desde maio de 2021. Em novembro, a coleta e o transporte deixaram de ser realizados pelo Corpo de Bombeiros de Canela e ficaram a cargo de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, que integram o Gaama.

A equipe faz a coleta nas casas das lactantes de Nova Petrópolis e entregam o leite materno no Batalhão do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, para posterior envio ao Banco de Leite do Hospital Tacchini. O leite doado é transportado aproveitando a viagem que já é realizada pelo Município com pacientes de hemodiálise.

O leite doado atende as necessidades da unidade neonatal do Hospital Tacchini. A nutricionista Manoela de Oliveira, que integra o Gaama, considera muito positivo que a coleta seja feita pela própria Prefeitura. “Além de facilitar o processo, aproxima as doadoras”, afirma a profissional.

De acordo com o Gaama, atualmente Nova Petrópolis possui duas lactantes doadoras de leite. Uma delas é Cleunice Magale Lopes Panzenhagen, que diz estar muito feliz com a possibilidade de participar. “Na minha primeira gravidez eu queria doar, mas não tinha como. Parabéns pela iniciativa”, comenta.

Todas as lactantes saudáveis podem realizar a doação de leite materno. Os exames exigidos são semelhantes aos do pré-natal. Demais informações podem ser obtidas no Gaama, por telefone ou diretamente na Secretaria de Saúde.

As gestantes e lactantes do Município também podem participar de um grupo no WhatsApp para receber informações e orientações. Para participar, basta entrar em contato pelo número (54) 99664-3196.

Crédito das fotos: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP