09/08/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Gaama de Nova Petrópolis capacita profissionais de saúde em Gramado

Integrantes do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno participaram do 11º Amamenta Gramado

O trabalho desenvolvido pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (Gaama), da Prefeitura de Nova Petrópolis, tem sido referência para os municípios da Serra Gaúcha, tanto que integrantes do projeto foram palestrantes em capacitação oferecida a profissionais de saúde durante a 11ª edição do Amamenta Gramado. O evento aconteceu do sábado, 5 de agosto, até essa segunda-feira, dia 7, no auditório do Centro Municipal de Saúde da cidade vizinha.

De acordo com a organização da atividade, mais de 100 profissionais compareceram para assistir às palestras, que trataram de temas como a fisiologia das mamas e da lactação, a apojadura, a chamada “Hora de Ouro”, diferença entre leite materno e os seus substitutos, a pega e o posicionamento no momento da amamentação, uso de bicos artificiais e os utensílios da mamadeira, entre outros. Manoela de Oliveira, Vanessa Streck e Daniela Aumond, integrantes do Gaama de Nova Petrópolis, foram as ministrantes.

Entre os profissionais que participaram do Amamenta Gramado estavam técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, atendentes de farmácia, psicólogos, médicos, agentes comunitários de saúde, auxiliares de saúde bucal, dentistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e outros.

Programa continua até final do mês

A participação do Gaama no evento de Gramado estava prevista na programação do Agosto Dourado de Nova Petrópolis, que segue até o final deste mês. Confira abaixo as próximas atividades:

10/08/23 – 7º Seminário da Semana do Aleitamento Materno de Nova Petrópolis, com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. Público-alvo: profissionais apoiadores da amamentação. Das 13h às 17h - auditório da Sicredi Pioneira (rua 7 de Setembro, 374).

16/08/2023 – Roda de conversa com o Grupo de Famílias Gestantes, com o tema “É preciso preparar as mamas? O formato do mamilo interfere na amamentação?”. Público-alvo: famílias gestantes do município. 17h30 – Sala de reuniões Secretaria de Saúde e Assistência Social (rua Coronel Alfredo Steglich, 95).

30/08/2023 – Roda de conversa com o Grupo de Famílias Gestantes, com o tema “Cuidados com o recém-nascido”. Público-alvo: famílias gestantes do município. 17h30 – Sala de reuniões da Secretaria de Saúde e Assistência Social (rua Coronel Alfredo Steglich, 95).

- Todas as quartas-feiras – Visitas domiciliares para mães com dificuldade na amamentação e presença do Gaama na sala de espera da UBS Centro, onde é realizada a vacinação com o imunizante BCG. Público-alvo: mães com bebês que tenham dificuldade na amamentação. Das 13h30 às 16h.

Durante todo o mês:

- UBS Vale do Caí: exibição de vídeo sobre o Agosto Dourado e decoração do posto de saúde com a temática do mês. Público-alvo: população do território da unidade de saúde.

- UBS Centro - ESF Centro/Alpina: sala de espera com profissionais de saúde, mural e exibição de vídeos. Público-alvo: população do território do posto.

- UBS Pinhal Alto: decoração do posto com a temática do Agosto Dourado, construção do mural de fotos das mães amamentando, distribuição de material informativo sobre amamentação durante as visitas à população, divulgação e ação da mamanalgesia na sala de vacinas. Público-alvo: população do território do posto.

- UBS Vila Germânia: decoração do posto com a temática do Agosto Dourado e construção do mural de fotos das mães amamentando. Público-alvo: população do território do posto.

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP