28/05/2013

Secretaria de Administração

Força policial se destacou em tentativa de assalto à pousada

Cooperação entre policias foi crucial para impedir ação de assaltantes...

Na noite do último domingo (26), uma tentativa de assalto a uma pousada, localizada no bairro Piá, foi prontamente atendida por policiais militares e civis. Os policiais chegaram no local por volta das 22h40, atendendo ao chamado feito por uma das atendentes do estabelecimento, surpreendendo os assaltantes no momento em que se preparavam para fugir do local. Pelo menos seis homens armados trocaram tiros com a polícia durante a fuga.
Um dos suspeitos foi preso pela Polícia Civil e o restante do grupo conseguiu fugir, se escondendo em uma mata próxima da pousada. Policiais Militares do GATE e BOE de Porto Alegre, POE do 1º Batalhão e Canil de Caxias do Sul, além de helicópteros da Brigada Militar de Porto Alegre e Caxias do Sul auxiliaram nas buscas, que foram mais intensas durante a madrugada e manhã de segunda-feira (27).
De acordo com o Delegado de Polícia de Nova Petrópolis, Camilo Pereira Cardoso, a ação rápida impediu que o bando obtivesse sucesso no assalto, “O trabalho em conjunto com a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal foi fundamental para o sucesso da operação”, destacou Cardoso, que informou a participação de pelo menos 16 policiais nas buscas. Ainda de acordo com Cardoso, todos os itens que os criminosos levaram foram prontamente recuperados.
Segundo o Tenente Marcelino Gava, a cooperação entre as polícias resultou em uma operação rápida e eficiente, “Conseguimos montar bom cerco nas proximidades e efetuar uma busca ampla. A parceria com as outras polícias foi boa, prova disso é que a Polícia Civil fez a prisão de um suspeito”, destacou.
Para o presidente da ACINP, e membro da Comissão Provisória de Segurança de Nova Petrópolis, Cláudio Michaelsen, a mobilização dos policiais foi exemplar, “O atendimento à ocorrência foi muito rápido. Isso veio a confirmar que a polícia está preparada e equipada para atender chamados dessa natureza”, destacou Michaelsen, que também citou o trabalho realizado em prol da segurança pública desde o início de 2013, pela comissão da qual faz parte.

Comissão Provisória de Segurança Pública

Criada no início de 2013 com o intuito de encontrar soluções para os desafios que a cidade encontra no terreno da segurança, a Comissão reúne autoridades, lideranças, gerentes de bancos e representantes dos órgãos de segurança. O grupo planejou, e está realizando, diversas melhorias para a segurança pública em Nova Petrópolis.
Dentre as ações já realizadas pela Comissão Provisória de Segurança Pública, destacam-se o aumento de R$ 2 mil no repasse que a Prefeitura concede ao CONSEPRO, além do aumento de efetivo policial para Nova Petrópolis, pedido feito durante visita da comissão ao Coronel Leonel da Silva Bueno, no Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra - Caxias do Sul, que palestrou no evento “Segurança Pública, você faz parte dela”, realizada no Plenarinho da ACINP.