28/10/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Finalizadas reformas nos banheiros públicos da Praça das Flores de Nova Petrópolis

Poder Público investiu mais de R$ 100 mil de recursos próprios nas obras de melhoria

A Administração Municipal revitalizou completamente os banheiros públicos da Praça das Flores. Os sanitários femininos foram liberados para uso no dia 25 de outubro, e os masculinos estão abertos desde 17 de julho. O espaço é mantido pelo Poder Público e está aberto para a população todos os dias, das 6h às 22h. A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, investiu R$ 102.713,15 de recursos próprios em serviços e materiais para melhoria dos espaços públicos.

Na sexta-feira, 25 de outubro, o vice-prefeito de Nova Petrópolis em Exercício, Charles Paetzinger; o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt; o adjunto da pasta, Gilnei Mücke; o secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe, e a arquiteta, Mariela Hillebrand Michaelsen, responsável pelo projeto, conferiram as reformas nos banheiros femininos.

“A reforma dos banheiros públicos da Praça das Flores era uma importante demanda da comunidade e dos visitantes. O espaço está todo reformado, conta com fraldários no espaço masculino e no feminino, possui uma estrutura que possibilita a ventilação e foi pensado de maneira ecológica. Esperamos que a população utilize o espaço público de maneira consciente”, destaca Paetzinger.

A reforma completa dos sanitários destinados ao público feminino e masculino possibilitou um aumento significativo na capacidade, de 800 pessoas para 1.250 usuários. “As áreas dos banheiros passaram de 18,72m² para 28,47m², no feminino, e de 18,13m² para 27,55m², no masculino. Para esse aumento de espaço nos banheiros, os depósitos de materiais de limpeza foram instalados embaixo do deck que dá vista ao Labirinto Verde”, ressalta Mariela. Além disso, o conjunto ainda possui dois banheiros com acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência física, construídos no projeto de revitalização da Praça das Flores, em 2017.

No banheiro feminino foram instalados oito vasos sanitários e, no masculino, quatro vasos sanitários e 11 mictórios, sendo um destes infantil, com solução econômica e ecológica, que elimina odores e diminui a proliferação de bactérias. Os vasos sanitários utilizam água de cisterna e os espaços contam com fraldário no banheiro feminino e no masculino. A estrutura também contempla cogobós - elementos vazados de cerâmica – para melhorar a ventilação nos banheiros; o piso é de cerâmica; as divisórias e bancadas de granito e as portas e esquadrias de alumínio.

Saiba mais sobre Nova Petrópolis em www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram @prefeituranovapetropolis encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Fotos: Adriana Monteiro Arrial | Turismo PMNP