conteúdo do menu
conteúdo principal
18/06/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Festival Sabores da Colônia promove oficinas culinárias com produtos coloniais

Último fim de semana terá programação de 20 a 23 de junho na Rua Coberta e Praça das Flores

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O Festival Sabores da Colônia estreou as oficinas “Culinária Sabores da Colônia” e de degustação “Piquenique na Mesa” na 6ª edição. Chefes de cozinha ensinam os participantes a preparar pratos deliciosos com produtos comercializados no evento. O último fim de semana do festival terá programação nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho, das 10h às 19h, na Rua Coberta e Praça das Flores, com entrada franca.

O chef de cozinha, professor e consultor da área de gastronomia, Sanderson Breschorner, e docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) prepararam os pratos Esfregolá Recheado, Bruschetas de Cuca, Filetto Di Maiale e Crepe al Gorgonzola e Mostarda Di Pere no primeiro fim de semana do evento. Nos dias 14, 15 e 16 de junho, o cardápio das oficinas contou com Fettuccine de Cenoura Allá Carbonara; Sanduíche alemão de forno e Cuca Salgada. No dia 16 de junho, o cheff do Valle Rústico, de Bento Gonçalves, Rodrigo Bellora, comandou a oficina de degustação “Piquenique na Mesa”.

No último fim de semana do evento, os participantes poderão participar das atividades no dia 20 de junho, quinta-feira do feriado de Corpus Christi, às 11h, às 15h e às 18h; no sábado, dia 22, às 11h, 13h30min e 15h, e no dia 23 de junho, domingo, às 11h, 15h e 18h. As oficinas são gratuitas e abertas ao público.

No 6º Festival Sabores da Colônia, os visitantes podem adquirir produtos comercializados pelas 12 agroindústrias familiares presentes no evento. Queijo, mel, geleia, vinho, sucos, cucas, pães e biscoitos são algumas das delícias comercializadas no festival. O visitante ainda pode saborear petiscos coloniais, Waffel, Bretzel, Kartoffelküchelchen, pão com linguiça, pastel, chá, café, café com leite e muitas outras delícias da Serra Gaúcha, além das variedades de chopp das cervejarias artesanais. Pinhão, pipoca, embutidos diversos, erva mate, artesanato, entre outros produtos também estão presentes no evento e custam de R$ 5 a R$ 36.

O 6º Festival Sabores da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento conta com o patrocínio de Sicredi e apoio da Rota Romântica e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Mais informações pelo fone (54) 3281-1222 ou eventos@novapetropolis.rs.gov.br.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

 

Confira as receitas preparadas no Festival Sabores da Colônia:

Esfregolá Recheado

Ingredientes: 2 xíc. de farinha de trigo; 2 xíc. de açúcar; 20g de fermento químico; 2 ovos; 60g de margarina; 5g de açúcar de baunilha; 1g de canela em pó e 1 pote de geleia de uva.

Modo de Preparo: misturar bem todos os ingredientes secos (menos a canela), colocar os ovos e a margarina, misturar com a mão, sem apertar, procurando formar uma farofa leve e solta, nem úmida demais e nem seca.  Pode ser preciso colocar mais 1 colher de sopa rasa de farinha (pois os ovos podem ser de diferentes tamanhos). Colocar, mais ou menos, 2/3 da farofa, em forma untada, e o recheio por cima. No resto da farofa colocar um pouco de canela, misturar. Colocar a farofa por cima do recheio. Levar ao forno pré-aquecido por 10 min a 180°C e mais 10 min a 140°C.   

 

Bruschetas de Cuca

Ingredientes: 1 cuca; 500ml de azeite de oliva; mostarda; 100ml de mel; 250g de tomate e 10 salsichas bock.

 

Filetto Di Maiale

Ingredientes: 400g de filé de porco; 75g de manteiga sem sal; 45g de vinho branco; 4 cebolas verdes com bulbo verde; 4 lâminas de presunto cru; 8 folhas de sálvia; 4 ramos de alecrim; azeite de oliva; sal e pimenta.

Modo de preparo: porcione a carne de porco em pedaços de 100 g, tempere com sal e pimenta e envolva o presunto cru na carne. Disponha 2 folhas de sálvia e amarre cada filé com barbante. Sele a carne e termine a cocção no forno. Refogue as cebolas até ficar macia e glaceie.

 

Crepe Al Gorgonzola e Mostarda Di Pere

Ingredientes: 180g de gorgonzola; 6 peras; 10 uvas brancas; 15g de gengibre; 20ml de vinagre de maçã; 30g de mostarda em grãos; 12 crepes; 60g de açúcar e 50ml de água.

Modo de preparo: corte as peras em 8 pedaços, retirando as sementes. Coloque o açúcar e o gengibre em uma frigideira até caramelar. Cozinhe as peras no caramelo, adicione a mostarda, uva, água quente e o vinagre. Recheie o crepe e adicione gorgonzola.

 

Fettuccine de Cenoura Alla Carbonara

Ingredientes: 500g de cenoura (médias ou grandes); 100g  guanciale (bochecha de porco, pancetta ou bacon); 6 ovos; 50  g pecorino (queijo de cabra curado); 30g de nata (opcional), sal, pimenta preta em grão e tempero verde.

Modo de preparo: descasque as cenouras, esperilize as cenouras (cortar em formato de fettucine), reservar. Coloque uma panela com água para ferver. Corte o bacon em cubos pequenos (reserve). Separe as gemas das claras, reservando as gemas. Em uma frigideira disponha os cubos de bacon e leve ao fogo médio, ao mesmo tempo rale o queijo sobre as gemas levemente batidas, formando um creme (caso o bacon tenha pouca gordura, agregar uma colher de nata no creme), uma pitada de sal e pimenta do reino moída. Quando o bacon começar a ficar crocante, coloque a cenoura na panela com água em ebulição e cozinhe por 1 minuto (observe para não passar), agregue sobre o bacon que está frigideira e a seguir adicione a mistura das gemas com o queijo ralado, sempre observando para não deixar as gemas coagularem, a correta carbonara deve ficar aveludada. Sirva imediatamente, e decore com tempero verde ou só pimenta do reino.

 

Sanduíche Alemão de Forno

Ingredientes: 1 pão de aipim; 3 cebolas; 500g de queijo colonial; 200g de bacon; 100g de morcela branca; 100g de salsicha bock branca; 1 pote de requeijão; 6 ovos e 50ml de azeite de oliva.

Modo de preparo: cortar o pão de aipim, dar uma leve tostada numa frigideira e reservar. Cozinhar a salsinha Bock na água, deixar esfriar e cortar em fatias longitudinais. Cortar a morcela branca e reservar. Frigir o bacon até que ele fique bem dourado e seco, reservar. Cortar as cebolas em finas rodelas, cozinhar os ovos e fatiar o queijo.

Montagem do sanduíche: pegar os pães tostados, passar uma fina camada de requeijão, colocar a salsicha bock, a morcela branca, bacon, cebola e finalizar o queijo e um fio de azeite de oliva. Levar no forno pré-aquecido por mais ou menos 8 minutos.

 

Cuca Salgada

Ingredientes: 500g de farinha de trigo; 10g fermento biológico seco; 3 ovos; 250ml de leite; 250g de manteiga; 150g de açúcar; 10g de sal; 100g de parmesão ralado; 100g de farinha de rosca; 100g de requeijão; 1 salame alemão e 1 copa defumada.

Modo de preparo: Misturar a farinha de trigo, açúcar, fermento e 100 ml do leite. Deixar descansar por 10 minutos. Depois adicionar os ovos, manteiga e sal e por último o leite. Sovar e deixar descansar até que a massa dobre de volume. Depois que dobrou de volume, rechear a cuca (usando o recheio a gosto), adicionar a farofa e levar ao fogo pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos a 180°.

 

 

Outras Notícias