05/06/2017

Festival Sabores da Colônia é opção para o fim de semana em Nova Petrópolis

A previsão de sol para o fim de semana será perfeita para visitar o Festival Sabores da Colônia, no Parque Aldeia do Imigrante. O evento tem entrada franca....

Nova Petrópolis promove o 4º Festival Sabores da Colônia de 09 a 25 de junho, de sexta a domingo, no Parque Aldeia do Imigrante. No feriado do dia 15, quinta-feira, o Festival Sabores da Colônia também terá programação. Durante dez dias, o Jardim da Serra Gaúcha trará aos visitantes manifestações culturais, gastronomia típica alemã e atrações com o objetivo de resgatar as tradições germânicas e valorizar os pequenos produtores rurais do Município. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.
A abertura oficial do Festival Sabores da Colônia ocorre no sábado, dia 10 de junho, com um Desfile que terá saída da Praça das Flores, às 14h e seguirá em direção do Parque Aldeia do Imigrante. Comunidade e visitantes são convidados a prestigiar esta grande festa que tomará conta da principal avenida de Nova Petrópolis.
Em 2017, a participação das cervejarias artesanais de Nova Petróplis irá se repetir no evento. Edelbrau, Traum e Vitrola irão oferecer o que há de melhor em termos de cerveja na região. Outro destaque será a Aldeia Viva, um pedaço da Alemanha no coração do Parque Aldeia do Imigrante. Histórias contadas em meio aos prédios reconstruídos em técnica “enxaimel” prometem fazer o visitante voltar ao passado com muito encantamento. O Museu Histórico Municipal, a Escola Antiga e a Cooperativa de Crédito são outras atrações da aldeia medieval.
Na Aldeia Histórica haverá comercialização de cucas e pães nos fornos à lenha, pastel, Appfelstrudel, Waffel, amendoim doce, cueca virada, pão com linguiça, Bretzel, chá, café e café com leite. No Biergarten, jardim da cerveja, haverá comercialização do tradicional chopp e petiscos coloniais. No Salão Tannenwald será servido almoço típico alemão.
O grande diferencial do festival são os produtos coloniais produzidos em Nova Petrópolis. Mais de 20 expositores comercializarão produtos orgânicos, embutidos diversos, mel, artesanato rural, vinhos e sucos, cachaças, biscoitos de mel, brigadeiros artesanais, flores, chás, geleias, conservas, rapaduras, erva-mate, produtos agroindustriais, cucas e pães, bolinho de batata, pão com linguiça, linguiça cozida e pinhão. O Parque Aldeia do Imigrante conta ainda com 15 expositores de artesanato, malhas, couro, souvenirs e fotos à moda antiga.
Os jogos germânicos divertirão o público do festival. Pregar o prego e Chopp em Metro são algumas das modalidades que irão entreter o visitante. Por meio dos jogos germânicos, é retratado o esforço dos primeiros colonizadores para melhorar qualidade de vida na época em que chegaram ao Brasil.
É ao som das bandinhas típicas alemãs, nos passos dos grupos de danças e no entoar dos corais, que os artistas locais mostram costumes e tradições mantidas e encantam todos os visitantes. Apresentações de bandinhas típicas alemãs, grupos de danças e corais que irão trazer o melhor da cultura germânica para o palco principal do evento.
O 4º Festival Sabores da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. O evento conta com o patrocínio de Sicredi e apoio da Casa Cooperativa e Associação Rota Romântica. Mais informações pelo fone (54) 3281-1222.

Festival Sabores da Colônia | Nova Petrópolis
09 a 25 de junho – Parque Aldeia do Imigrante – Sexta a domingo – 09h às 17h30min

Programação no Coreto:
10/06 - Sábado
9h às 12h - Bandinha Típica Alemã Alte Kamaraden
14h - Desfile de abertura - Saída da Praça das Flores em direção ao Parque Aldeia do Imigrante
15h - Abertura oficial
15h30min - Volkstanzgruppe Tannenwald de Pinhal Alto
16h15min - Jogos Germânicos - Prova: Pregar o Prego
16h30min - Bandinha Típica Alemã Alte Kamaraden
11/06 - Domingo
9h às 12h - Bandinha Típica Alemã Imigrante