27/06/2016

Secretaria da Fazenda

Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis encerra com sucesso absoluto

Evento ocorreu de 16 a 26 de junho no Parque Aldeia do Imigrante...

O Festival Sabores da Colônia encerrou neste domingo, 26 de junho, em Nova Petrópolis. O fim de semana ensolarado, com temperaturas agradáveis, lotou o Parque Aldeia do Imigrante. O evento que resgata as tradições e valoriza os pequenos produtores do Município sagrou-se com sucesso absoluto em sua 3ª edição. O público teve a oportunidade de prestigiar programações culturais, gastronomia típica, jogos germânicos, cervejarias artesanais, produtos coloniais e brincadeiras de antigamente durante oito dias de intensa programação.

O prefeito Regis Luiz Hahn declarou sua satisfação pelo sucesso do Festival Sabores da Colônia, evento que teve sua 1ª edição em 2013. “Um evento que veio para valorizar o que é nosso, aumentar o fluxo de visitantes no Parque Aldeia do Imigrante, oportunizar ao produtor rural a comercialização de seus produtos, expor as riquezar culturais do nosso povo. Enfim, o Festival Sabores da Colônia enaltece a essência de Nova Petrópolis e de seu povo. Progredimos a partir do trabalho dos primeiros imigrantes, realizamos sonhos de muitas gerações e, ano a ano, Nova Petrópolis mostra ao mundo sua hospitalidade, suas riquezas naturais, seu povo ordeiro e trabalhador, sua cultura rica e preservada. Estamos todos de parabéns. O evento foi um grande sucesso”, enfatizou o prefeito Lelo.

“O Festival Sabores da Colônia reforça nossa vocação turístico-cultural. É um evento que valoriza nossos produtos coloniais, nossa gastronomia e artesanato, nossos grupos das mais disitintas manifestações artístico-culturais. É atrativo à nossa comunidade e um diferencial ao nosso turista”, avaliou o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.

Bandinhas típicas alemãs, grupos de danças folclóricas, jogos germânicos e grupos de canto coral foram atrações. A grande novidade desta edição foi a participação das cervejarias artesanais de Nova Petrópolis, Edelbrau, Serrana, Traum e Vitrola. Outro destaque do evento foi a Aldeia Viva, um pedaço da Alemanha no coração do Parque Aldeia do Imigrante. Histórias contadas em meio aos prédios reconstruídos em técnica “enxaimel” fizeram os visitantes voltarem ao passado com muito encantamento. O Museu Histórico Municipal, a Escola Antiga e a Cooperativa de Crédito também foram atrações da aldeia medieval.

Na Aldeia Histórica ocorreu ainda a comercialização de cucas e pães nos fornos à lenha, pastel, Appfelstrudel, Waffel, pão com linguiça, Bretzel, chá, café e café com leite. No Biergarten, jardim da cerveja, ocorreu a comercialização de bolinhos de batata e de aipim, chopp, linguiça cozida e petiscos coloniais e o almoço típico alemão foi servido no Salão Tannenwald.

Ao som das bandinhas típicas alemãs, nos passos dos grupos de danças e no entoar dos corais, os artistas locais mostraram aos visitantes os costumes e tradições mantidos. Mais de 15 apresentações de bandinhas típicas alemãs, oito grupos de danças e diversos corais trouxeram o melhor da cultura germânica para o palco principal do evento.

Outro diferencial do Festival Sabores da Colônia foram os produtos coloniais produzidos em Nova Petrópolis. Dezoito expositores comercializaram alimentos orgânicos, embutidos diversos, mel, artesanato rural, vinho e suco de uva, biscoitos, plantas, erva mate, produtos agroindustriais, entre outros. Além dos produtos coloniais, o Parque Aldeia do Imigrante contou com 15 expositores de artesanato, malhas, couro, souvenirs e fotos à moda antiga.

O Festival Sabores da Colônia foi uma promoção da Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio; contou com patrocínio de Piá e Sicredi e com o apoio da Associação Rota Romântica, Banco do Brasil, Casa Cooperativa e Fundo de Turismo.