conteúdo do menu
conteúdo principal
31/07/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Festival Internacional de Folclore tem programação intensa

Aproximadamente 15 mil pessoas prestigiaram os primeiros dias do evento...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
 O 41º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis encanta a todos que acompanham a intensa programação que ocorre no palco da Rua Coberta, junto à Praça das Flores de Nova Petrópolis, desde o último final de semana. Cerca de 15 mil pessoas já prestigiaram o evento, que teve início na sexta-feira, dia 26 de julho. O movimento folclórico não para no Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, as atividades prosseguem durante toda a semana.
Integrantes da comissão organizadora do evento comemoram o sucesso do 41º Festival Internacional de Folclore até o momento. “Está espetacular e temos uma excelente equipe viabilizando que tudo aconteça”, avaliou a secretária adjunta de Cultura, Yedda Leão Michaelsen. A diretora municipal do Departamento de Cultura, Gabriela Raymundo faz coro a Yedda, acrescentando a qualidade dos grupos presentes no evento.
Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Reisdoerfer, toda Nova Petrópolis ganha com a realização do Festival Internacional de Folclore. “A movimentação do primeiro final de semana superou todas as nossas expectativas, foi excelente. E toda comunidade é beneficiada por este movimento”, ponderou. Cíntia parabenizou ainda os grupos pela altíssima qualidade que estão apresentando no palco do evento e convidou toda a comunidade e visitantes para aproveitarem a programação até o dia 11 de agosto.

Palestra “A Diversidade”
Ocorre nesta quarta-feira, dia 31 de julho, às 20h, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) a palestra sobre o tema “A Diversidade”. O Prof° Dr. Padre Antônio Alvimar de Souza, de Montes Claros, em Minas Gerias, irá ministrar a palestra, que tem entrada franca e é aberta a toda comunidade, bem como aos grupos nacionais presentes na 41ª edição.
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Gabriela Raymundo, a intenção de trazer o Prof° Dr. Padre Antônio Alvimar de Souza deu-se durante a participação de Nova Petrópolis no 1º Encontro Nacional IOV Jovem no Brasil, em Montes Claros, realizado em maio. “Pretendemos trabalhar melhor o slogan do nosso evento e o Padre Antônio poderá contribuir muito para isso”, citou.
O Padre Antônio Alvimar Souza é graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduado em História Contemporânea pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Humanas - História Social pela Universidade de São Paulo. Desde 1995, é professor do departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros e do Seminário Imaculado Coração de Maria. Ele tem experiência nas áreas de Filosofia, História, Ciências Sociais e Serviço Social, atuando, principalmente, nos temas filosofia, religião história, ética e realidade brasileira. O homenageado como patrono-geral na Unimontes é responsável pelas disciplinas Problemas Metafísicos e História da Filosofia Medieval no curso de graduação de Filosofia. É coordenador do doutorado Interinstitucional (UNIMONTES/PUC-SP) em Ciências da Religião e professor de Bioética do Programa de Doutorado de Ciências da Saúde da Unimontes, além de diretor da Editora Unimontes.

Técnicas de Danças Internacionais
Enquanto a comunidade, visitantes e grupos nacionais assistem a palestra sobre “A Diversidade”, os grupos internacionais terão um momento para trocar experiências culturais, músicas, coreografias e confraternizar. O encontro para troca de técnicas de danças internacionais ocorre também nesta quarta-feira, dia 31 de julho, às 20h30min, na Sociedade Tiro ao Alvo.
A assessora e tradutora Sabrina Muñoz irá facilitar a comunicação entre os grupos neste momento de integração informal. A comunidade pode assistir e participar sem custos.

Noites Culturais
A noite da última segunda-feira, 29, foi especial para os moradores de Linha Araripe, no interior de Nova Petrópolis. Aproximadamente 250 pessoas se reuniram na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Araripe para assistir as apresentações da primeira Noite Cultural do 41º Festival Internacional de Folclore. Os grupos Edelweiss Tanzgruppe, de Linha Araripe, Fitas – Centro de Tradições Folclóricas, de Minas Gerais e Centro Cultural Takuru Puku, do Paraguai, promoveram uma festa de integração cultural para a plateia.
As Noites Culturais do Festival Internacional de Folclore visitarão mais oito localidades de Nova Petrópolis até o dia 10 de agosto, levando grupos locais, nacionais e internacionais. A próxima Noite Cultural será na Associação Cultural Esportiva Concórdia, de Linha Imperial, na próxima quinta-feira, 1º de agosto, com início às 19h30min. “As Noites Culturais oportunizam a comunidade do interior o acesso aos espetáculos”, resumiu Gabriela Raymundo, lembrando ainda que os grupos nacionais e internacionais também se apresentam em algumas escolas e empresas de Nova Petrópolis.

Mostra Cultural
A 1ª Mostra Cultural do evento foi realizada no CTG Pousada da Serra de Nova Petrópolis nesta terça-feira à noite, dia 30. A atividade promoveu a integração entre diversos grupos que participam do festival. Os grupos Compañia La Folklórica, do Uruguai; Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina; Centro Cultural Takuru Puku, do Paraguai; Agrupación Folclórica Bajo Las Alas Del Condor, do Chile; Índios Pataxós da Aldeia da Coroa Vermelha, da Bahia; Grupo Folklorístico Stella Bianca, de São Paulo; e representantes do Fitas - Grupo de Tradições Folclóricas, de Minas Gerais, marcaram presença na Mostra Cultural. A noite teve muita dança e música gaúcha, e cada grupo presente deixou seu agradecimento à Nova Petrópolis e ao Festival Internacional de Folclore. A próxima Mostra Cultural será dia 07 de agosto, às 19h30min, no CTG Pousada da Serra.

IOV Jovem
Nesta segunda-feira, dia 29 de julho, representantes da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares Jovem no Brasil reuniram-se na secretaria do evento para um bate-papo sobre cultura na região, dificuldades de manter a preservação das tradições, entre outros assuntos. O representante da IOV Jovem no Brasil, Gabriel Freitas de Souza foi recebido por Gabriela Raymundo, Rodrigo dos Santos, Cristine Seefeld e Vinícius Hillebrand Andriola. “Na oportunidade, também conversamos sobre a possibilidade de realizar o 2º Encontro IOV Jovem no Brasil em Nova Petrópolis, em 2014”, adiantou o secretário adjunto de Turismo e membro da IOV Jovem, Rodrigo dos Santos.

Circuito Cultural
O evento também reserva atividades exclusivamente para os grupos visitantes. O Circuito Cultural “Caminhos da Tradição”, realizado no CTG Pousada da Serra é exemplo disso. A cada ano o CTG mostra um tema da cultura gaúcha aos visitantes. Em 2013 o tema do Circuito Cultural é “O boi é bicho, mas tem alma sob o couro”. Segundo o diretor do setor de eventos culturais, tradicionalista Éderson Santos, o Circuito Cultural visa mostrar a influência do gado na formação do gaúcho em uma experiência audiovisual.
Durante o Festival Internacional de Folclore o Circuito Cultural é feito exclusivamente para os grupos visitantes, sendo aberto ao público em setembro, durante a Semana Farroupilha.

Além destas atividades pontuais, a programação do 41º Festival Internacional de Folclore ocorre de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 13h45min e, à tarde, das 17h às 19h15min, na Rua Coberta, junto a Praça das Flores. Artesanato e gastronomia típica também são atrações no local do evento.
O 41º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Dakota, Cooperativa Piá, Ave Serra, Fundição Alca, Coopershoes, Corsan, Banrisul e Suibom são patrocinadores deste evento. ACINP, Fundo de Turismo, Rota Romântica, Banco do Brasil, Casa Cooperativa e LPR são apoiadores da 41ª edição.
Para mais informações do 41º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, como programação, notícias, galeria de fotos e informações sobre os grupos folclóricos, acesse o site do evento www.festivaldefolclore.com.br. Acompanhe também a página do festival no facebook, com fotos e informações atualizadas sobre o evento.

Fonte:

Outras Notícias