19/07/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Festival Internacional de Folclore promove Noite Cultural inédita em Picada Café nesta terça-feira

Quatro comunidades do interior de Nova Petrópolis também receberão programação à noite

A diversidade cultural vai além dos palcos e ao encontro da comunidade com as Noites Culturais. Em 2022, de maneira inédita, o município de Picada Café receberá a programação do Festival Internacional de Folclore. Em Nova Petrópolis, quatro localidades do interior receberão grupos folclóricos para integração e apresentações. As Noites Culturais são abertas ao público e tem entrada franca.

Nesta terça-feira, 19 de julho, o município que faz limite com Nova Petrópolis receberá o Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, e o Teatro de Bonecos de Alagoas, a partir das 19h, na Sociedade Aliança. Os grupos da Associação Cultural de Picada Café serão os anfitriões da noite e também irão se apresentar na ação realizada pela Associação Cultural de Picada Café.

“A ideia de ir para Picada Café surgiu da troca cultural que já existe com a associação do município vizinho. Além de proporcionar esse momento para a comunidade, o evento vai além fronteiras para levar a diversidade a mais lugares. A ação conjunta da entidade com o evento só reforça o tema da 49ª edição - A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece!”, enfatiza o gestor do evento, Gilnei Mücke.

A Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe também recebe a Noite Cultural na terça-feira, 19 de julho, às 19h30. Os Edelweiss Tanzgruppe e o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein irão abrir a programação na localidade, seguidos do Grupo Parafolclórico Vaiangá, do Pará, e do Pasión y Arte, do Paraguai.

No dia 21 de julho, quinta-feira, a comunidade da Linha Temerária receberá o Ballet Folklórico Pumas, do México, e a Agrupación Folclórica Aires de Siecha, da Colômbia, na Noite Cultural. A atividade será realizada às 19h30, na sede da Associação Cultural e Esportiva Juvenil, e contará ainda com a apresentação do Lustige Volkstanzgruppe Bergtal.

A comunidade da Fazenda Pirajá receberá a Noite Cultural no dia 22 de julho, sexta-feira, a partir das 19h30. O Volkstanzgruppe Edelstein irá abrir o palco da noite, que também contará com apresentações do Grupo Folclórico Polonês Auresovia, de Áurea, e do Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, na Sociedade Cultural e Esportiva Alegria.

A última Noite Cultural do 49° Festival Internacional de Folclore será na comunidade da Vila Olinda no dia 29 de julho, sexta-feira. A programação contará com as apresentações do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis e do Grupo Sarandeiros, de Minas Gerais. A atividade inicia às 19h30, na Sociedade Canto Amizade de Vila Olinda.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Traum Cervejaria. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

TEXTO: TRIO Comunicação Integrada

Crédito das fotos: Mauro Stoffel