24/07/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Festival Internacional de Folclore conta com Feira da Diversidade e Praça de Alimentação integradas

Artesanato e gastronomia estão à disposição dos visitantes das 9h às 21h em Nova Petrópolis

O 49º Festival Internacional de Folclore, que ocorre até 31 de julho, na Rua Coberta e Praça das Flores, proporciona uma experiência completa em Nova Petrópolis. Além da riqueza dos grupos folclóricos, os visitantes do maior evento cultural da Serra Gaúcha têm excelentes opções gastronômicas e abundante diversidade em artesanato para curtir em Nova Petrópolis.

A estrutura do evento deste ano, com novo layout, possibilitou artesanato e gastronomia totalmente integrados, em um espaço único, mais aconchegante e acolhedor. “O artesanato e a gastronomia são manifestações culturais muito importantes no contexto da diversidade celebrada no Festival Internacional de Folclore. Por isso, ocupam posição de destaque e são atrações permanentes do evento”, pontuou a diretora do Setor de Cultura Alemã do Departamento Municipal de Cultura, Cândida Maldaner.

A Feira da Diversidade ocorre diariamente, das 9h às 21h, junto à Praça das Flores, apresentando 21 estandes com produtos artesanais vindos das mais diversas nacionalidades. Equador, África, Peru, Bolívia, Índia e Brasil são alguns dos países representados com os mais variados produtos.

O público pode encontrar muitas opções na Feira da Diversidade, como: colheres de pau, gamelas, e outros itens produzidos na aldeia indígena; artesanato em cerâmica e madeira, porongos; Folk Art, casinhas de passarinho, linguiceiros; rosas de madeira artesanais, arranjos e aromas; cerâmicas artesanais, casacos, meias, luvas, tapetes, mochilas e bolsas artesanais; cachecóis e calças com estampas étnicas, palas femininos, polainas e blusas; peças em tear, tricô e crochê, mantas, golas, toucas, produtos em tecido, chaveiros, lenços, flores, itens de madeira; biscoitos artesanais; artigos de presente e decoração em madeira; acessórios feitos com pedras naturais, zircônias, couro, metais folheados e prata pura; entre outros artigos confeccionados manualmente.

A gastronomia também está presente na 49ª edição, com a Praça de Alimentação integrada à Feira da Diversidade, funcionando diariamente, das 9h às 21h. São quatro estandes de alimentação, cinco food trucks, duas estações de bebidas e um espaço com produtos coloniais.

Quem visitar o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis pode saborear o bratwurst, tradicional pão com salsicha alemã feita de carne suína pré-cozida e assada na hora. Para acompanhar, o bolinho de batata frito, kartoffelküchelchen, é uma excelente pedida. Outra deliciosa opção é o cachorro-quente Frankfurt, feito com salsicha alemã, tipo Frankfurt, feita de carne suína defumada pré-cozida, crocante e suave. A iguaria leva, ainda, repolho refogado, cebola crocante, ketchup, maionese e mostarda escura.

Além das delícias típicas, a Praça de Alimentação do Festival Internacional de Folclore conta com pizza no cone, hambúrguer, pão com tiras de carne, batata frita, baguete vegetariana e não vegetariana, entrevero no pão, cachorro-quente, feijoada, galinhada, pizza assada, pão de queijo, folhados, salgados, chocolate quente, brigadeiros, tortas, bolo no pote, sorvete, açaí, churros, refrigerante, suco de uva, caipirinha, gin e o tradicional chopp.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis prossegue até 31 de julho, na Rua Coberta. É uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Conta com patrocínio de Sicredi Pioneira, Cooperativa Piá, Dakota, Fortbrain Alimentos, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Energias da Natureza, Armani Têxtil, Box Print, Cervejaria Edelbrau, Ecosul Energia Solar e Traum Cervejaria. Apoio: Ave Serra, Coopershoes, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante e PD Eventos. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br e @festivaldefolclorenp.

TEXTO: TRIO Comunicação Integrada

FOTOS: Mauro Stoffel