03/08/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Festival de Folclore ofereceu 297 testes de Covid-19 para integrantes de grupos internacionais e nacionais

Foram registrados 19 casos de resultado positivo, todos encaminhados para isolamento

Durante o período de realização do 49º Festival Internacional de Folclore, de 14 a 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis realizou 297 testes de Covid-19. O protocolo de prevenção foi oferecido a todos os integrantes dos grupos internacionais e nacionais, cuja permanência no evento foi maior. Dos 297 testes realizados, 19 tiveram resultado positivo, sendo todos encaminhados para isolamento nos respectivos estabelecimentos de hospedagem.

Os testes aos visitantes foram realizados no posto de saúde do bairro Piá, logo após a chegada a Nova Petrópolis. Conforme o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, vice-prefeito Martim Wissmann, trata-se de uma medida preventiva, estabelecida pela Comissão Organizadora do Festival de Folclore, em parceria com a Secretaria de Saúde, visando oferecer mais tranquilidade e segurança a todos os envolvidos com o evento.

“Os grupos oriundos de lugares mais distantes, como Norte e Nordeste do Brasil, e também outros países, tendem a sentir mais os efeitos das mudanças climáticas, o que poderia resultar em sintomas gripais. E sabemos também que podem existir casos assintomáticos de Covid. Dessa forma, a testagem possibilitou que o Festival transcorresse com muito mais segurança”, afirma Martim Wissmann.

1.546 testes realizados em julho

No mês de julho, a Secretaria de Saúde contabilizou a realização de 1.546 testes de Covid-19 em Nova Petrópolis (incluindo os 297 testes ofertados durante o Festival de Folclore). Deste total, 363 tiveram resultado positivo.

Os números são muito semelhantes a junho, quando foram realizados 1.548 testes, com 346 casos positivos. No ano de 2022, Nova Petrópolis contabiliza 5.838 casos positivos, que são o resultado de 16.690 testes realizados até o final de julho.

Nesta quarta-feira, 3 de agosto, Nova Petrópolis registra 114 casos positivos de Covid-19 e uma internação hospitalar em leito clínico associada à doença. Trata-se de uma idosa de 94 anos, que está internada no Hospital Nova Petrópolis.

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP