11/09/2015

Festival da Primavera promove duas oficinas em Nova Petrópolis

Na quarta-feira, 16 de setembro, acontece a oficina sobre artesanato com flores desidratadas, e no dia 17 de setembro, a oficina sobre Gastronomia com Flores – Pratos Salgados, ambas ministradas por Alice Fernandes Prestes Araldi - EMATER....

O Festival da Primavera – Frühlingsfest promove dias 16 e 17 de setembro, mais duas oficinas que antecedem o tradicional evento do Jardim da serra Gaúcha.

Na quarta-feira, 16 de setembro, acontece a oficina sobre artesanato com flores desidratadas no Show Garden, das 13h30min às 16h30min. O evento oferece conteúdo sobre noções básicas das propriedades aromáticas das flores, montagem de cordonês de flores e ramos secos, montagem de arranjos aromáticos com flores e ramos secos e acabamentos, dicas e apresentação dos arranjos. As flores enriquecem e qualificam qualquer lugar ou ocasião e o desejo de prolongar esses momentos promoveram o desenvolvimento de técnicas de desidratação de flores, folhas, ramos e elementos naturais. Trata-se de um encontro especial com conhecimentos partilhados pela ministrante Alice Fernandes Prestes Araldi.

Cabe destacar que nesta oficina a ASCAR/EMATER-RS dará continuidade ao trabalho iniciado nas edições anteriores do Festival da Primavera, de revitalização destas técnicas e sua aplicação em arranjos e decorações. Este ano as oficinas terão foco na exploração dos aromas naturais das flores e suas propriedades aumentando o potencial de uso das flores desidratas.

No dia seguinte, dia 17 de setembro, o Moinho Rasche sedia das 13h30min às 16h30min a oficina sobre Gastronomia com Flores – Pratos Salgados. Ministrada por Alice Fernandes Prestes Araldi, oferece conhecimentos sobre o uso de flores na alimentação. Trata-se de uma possibilidade muito interessante sobre aspectos diversos, seja gastronômico, nutricional, ambiental ou econômico. Vale lembrar que a produção da flor comestível é uma alternativa de geração de renda para agricultores e agricultoras, agroindústrias, panificadoras, confeitarias, e empreendimentos gastronômicos e indústrias transformadoras de alimentos de Nova Petrópolis por estar totalmente identificada com o “Jardim da Serra Gaúcha”.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest acontece de 09 a 18 de outubro e é uma realização da Associação Tchon Ji e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis com o patrocínio da Coopertiva Piá e Sicredi Pioneira RS. Conta com os parceiros Benetti Paisagismo e Jardinagem, Villa do Arquiteto, Toni Backes Paisagismo e Arquitetura, Salix Paisagismo, Floricultura Úrsula, Emater, Sítio Grünes Paradise, Phill Dummer Paisagismo e Meio Ambiente, Universidade FEEVALE e Escola Bom Pastor.

Mais informações www.novapetropolis.rs.gov.br/festivaldaprimavera ou 54 3281.1222. Inscrições: http://www.novapetropolis.com.br/festivaldaprimavera/inscricoes.php

Fonte: Insider 2