conteúdo do menu
conteúdo principal
20/10/2013

Secretaria da Fazenda

Festival da Primavera de Nova Petrópolis encerra com sucesso absoluto

3ª edição consolidou o evento mais florido da Serra Gaúcha...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O Festival da Primavera de Nova Petrópolis – Frühlingsfest encerrou neste domingo, dia 20 de outubro, na Rua Coberta. Durante dez dias, o evento mais florido da Serra Gaúcha encantou milhares de visitantes. Cerca de 42 mil pessoas prestigiaram a programação da 3ª edição, superando as expectativas da comissão organizadora. A Borboleta Flora, mascote do evento, encantou a todos com sua graciosidade e simpatia.
“É um evento marcante, que faz jus ao slogan de Nova Petrópolis, a cidade Jardim da Serra Gaúcha. O Festival da Primavera se consolida e figura no calendário como um dos eventos mais importantes do Município, além de valorizar a cultura que a comunidade herdou dos imigrantes e preserva até hoje, de plantar flores e cuidar dos seus jardins. Estão todos de parabéns, foi um excelente evento”, avaliou o secretário de Turismo, Daniel Camargo.
O público que visitou o 3º Festival da Primavera, de 11 a 20 de outubro, pôde adquirir diversos tipos de flores e artigos para jardim, conhecer as tendências em paisagismo e jardinagem, conferir o trabalho de paisagistas e conhecer os espaços especialmente montados por mais de 30 expositores. O evento contou ainda com um minicurso fotográfico; oficinas e workshops; com o desfile temático Parada das Flores, com o concurso fotográfico; exposição de orquídeas; caminhada fotográfica; apresentações artísticas; e muito mais.
No sábado, dia 19, aventureiros de todo o Estado encararam a Caminhada do Festival da Primavera. Foram 14km por trilhas e estradas vicinais do Município, chegando ao Ninho das Águias, um dos atrativos turísticos mais belos do Jardim da Serra Gaúcha. A Caminhada do Festival da Primavera, organizada pela Ekonova Adventure, em parceria com a secretaria de Turismo, reuniu caminhantes de Nova Petrópolis, Porto Alegre, Ivoti, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e toda região metropolitana.
Logo após, abrindo a programação artística de sábado, o músico Gerson Muller, que atua há mais de 30 anos como cantor, abriu seu show com a música "A Festa", uma adaptação com a letra dedicada ao Festival da Primavera. O repertório eclético brindou o melhor do MPB, grandes clássicos internacionais e músicas próprias.
Vindos do Espírito Santo, o Grupo Folclórico Grünes Tal também se apresentou no último sábado na Praça das Flores, incrementando a programação cultural do Festival da Primavera. O grupo é do distrito rural de Santa Maria, localizado em Marechal Floriano, no Espírito Santo. O nome Grünes Tal, sob a tradução Vale Verde, faz alusão ao local de origem do grupo folclórico, localizado a 50 km da capital Vitória, ainda rodeado por mata nativa. O público do Festival da Primavera conferiu a apresentação de 17 pares do grupo, que é formado por 40 integrantes.
Sílvio Altreider embalou o fim de tarde do Festival da Primavera, encerrando a programação artística de sábado. O músico trouxe clássicas e confirmadas, como Beatles, Lynyrd Skynyrd, Elvis Presley, The Doors, Creedence e muito mais. Sílvio Altreider apresentou o melhor do repertório internacional em seu show acústico no Festival da Primavera.
No domingo, dia 20, o saxofonista Alcido Kogler fez seu show na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O músico abriu a programação artística do último dia de Festival da Primavera apresentando clássicos e novidades. O público aproveitou para dançar e se divertir ao som de Alcido Kogler.
O casal Tiago Blauth e Fernanda Voltz, que formam o Acústico Dama, apresentaram o melhor do pop rock nacional e internacional também no domingo durante o Festival da Primavera de Nova Petrópolis. A simpatia dos músicos, aliada ao repertório que trouxe canções de Engenheiros do Hawaii, Cidadão Quem, Adele, Amy Winehouse e muitas outras, encantou o público que visitava o evento.
No domingo ocorreu ainda a Caminhada Fotográfica, conduzida pelo fotógrafo Mauro Stoffel. Uma excelente opção para aprender sobre a arte de fotografar, além de se apreciar as belezas naturais e arquitetônicas do Parque Aldeia do Imigrante.
O Schützenhaus Tanzgruppe, Grupo Folclórico dos Casais da Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, também se apresentou na Praça das Flores. A disposição dos integrantes surpreendeu o público, que não poupou aplausos. Os artistas encerram a programação cultural do Festival da Primavera.
No final de semana de encerramento do evento ocorreu ainda o Encontro Técnico de Paisagismo Regenerativo: “O tempo e o vento no paisagismo”, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Coordenada por Toni Backes e equipe da Escola de Paisagismo Perau do Encanto, a atividade trouxe a Nova Petrópolis renomados profissionais do Paisagismo Regenerativo para palestras e oficinas com esta temática. Mais informações no blog http://paisagismoregenerativo2013.blogspot.com.br, pelo telefone (54) 3281- 3619 ou e-mail paisagismoregenerativo@gmail.com.

Premiação do Concurso Fotográfico do Festival da Primavera
O resultado do concurso fotográfico do Festival da Primavera "Fotografe os Atrativos Turísticos de Nova Petrópolis - RS" foi revelado neste domingo, dia 20 de outubro. Quase cinco mil votos, entre presenciais e virtuais, deram a vitória a Carlos André Roani, de Caxias do Sul, com a fotografia intitulada Casas Centenárias, que recebeu 1.852 votos no total. O 2º lugar ficou com Gilberto Winter, de Ivoti, e a foto A Paz do Lago, com 959 votos; a fotografia A Janela do Labirinto, de Tatiane Flach, de Bom Princípio, recebeu 737 votos e conquistou a 3ª colocação; Everton Wasak Porto, de Porto Alegre, com a foto Pôr-do-sol no Ninho ficou em 4º lugar, com 731 votos; e, com 339 votos, na 5ª posição, ficou a foto Boas Vindas, de Henrique Rodrigo Michaelsen, de Nova Petrópolis.
Os vencedores do 3º Concurso Fotográfico do Festival da Primavera receberam a seguinte premiação: 1º lugar: Câmera Digital Canon T3; 2º lugar: Câmera Digital Fuji 4800; 3º lugar: Câmera Digital Fuji 4800; 4º lugar: Book Fotográfico e para o 5º lugar: Tripé Fotográfico. Rossetto Equipamentos Fotográficos foi o patrocinador da 3ª edição do concurso. Feevale, Turm Vídeo, Mauro Stoffel e Foto Stoffel apoiaram a realização do concurso fotográfico.

O Festival da Primavera foi uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Departamento de Paisagismo e Meio Ambiente da Associação Tchon Ji e expositores do evento. O festival contou ainda com o apoio da Universidade Feevale, EMATER, Banco do Brasil, Turm Vídeo, Mauro Stoffel e Foto Stoffel, além do patrocínio da Rossetto Equipamentos Fotográficos. Mais informações na Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, pelo telefone (54) 3281-1222 ou site www.novapetropolis.rs.gov.br/festivaldaprimavera. Acompanhe a cobertura completa em www.facebook.com/FestivaldaPrimavera.

Fonte:

Outras Notícias