29/12/2015

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Festa do Figo 2016 tem programação oficial definida

43ª edição terá entrada franca e estacionamento gratuito...

A programação oficial da 43ª Festa do Figo está definida e reserva excelentes atrações ao público. O evento ocorre dias 30 e 31 de janeiro, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. Aproximadamente 15 mil pessoas são esperadas para a maior festa do interior de Nova Petrópolis.

Segundo o presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e integrante da comissão organizadora da Festa do Figo, Celso Seefeld, a grande novidade da 43ª edição do evento é a entrada franca. “Em 2016, a Festa do Figo terá entrada franca e estacionamento gratuito. Não será necessário pagar ingresso para assistir ao Festival de Bandas, como ocorria tradicionalmente. Todos estão convidados a virem se divertir conosco”, enfatizou Seefeld.

As Soberanas da 43ª Festa do Figo, Rainha Ângela Nicole Fuhr e as Princesas Ellen Letícia Diniz e Karin Aline Arend aguardam os visitantes para celebrar a pujança do setor agrícola de Nova Petrópolis. O evento contará com exposição de figos, produtos agrícolas, máquinas e implementos, além de feiras de frutas, produtos agroindustriais e artesanato. A programação da Festa do Figo também terá apresentações artístico-culturais e shows com Monte Azul, Bom de Baile, Banda Típica Sensação, Os Atuais e Brilha Som.

A Festa do Figo é uma construção cooperativa das comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe. Anualmente, uma das comunidades mobiliza-se para promover o evento. A produção de figo é extremamente representativa para Nova Petrópolis. Segundo dados dos IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o figo é a terceira frutífera mais importante no Município e uma das que mais se expande.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, Nova Petrópolis possui cerca de 70 produtores familiares de figo, que são responsáveis por uma produção de mais de 400 toneladas por ano, produzidas em mais de 40 hectares. “Cerca de 60% dessa produção é comercializada para Cooperativa Agropecuária Piá para a industrialização. O restante da produção é comercializada na Ceasa, consumida in natura, vendida diretamente ao consumidor e utilizada por indústrias caseiras de doces”, disse. Dall’Agnol acrescenta ainda que 25% do que a Cooperativa Piá beneficia vem de produtores de Nova Petrópolis.

A 43ª Festa do Figo ocorre dias 30 e 31 de janeiro, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. O evento é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil e conta com o apoio da prefeitura de Nova Petrópolis e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Sicredi e Piá patrocinam a 43ª Festa do Figo de Nova Petrópolis.

Programação Oficial - 43ª Festa do Figo:

30 de janeiro – Sábado

11h – Abertura Oficial

12h – Almoço para expositores e público em geral

14h – Premiação dos Expositores

15h – Apresentação do GRUPO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS SONNENSCHEIN - categorias infantil e adulto

16h40min – BANDA BOM DE BAILE

18h30min – Apresentação da INVERNADA ARTÍSTICA DO CTG POUSADA DA SERRA

19h – GRUPO ESTRIBO DE PRATA

31 de janeiro – Domingo

10h – Culto Ecumênico

11h30min – Almoço para o público em geral