conteúdo do menu
conteúdo principal
20/02/2013

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Festa do Figo 2013 exaltou o trabalho do produtor de Nova Petrópolis

Evento atraiu aproximadamente nove mil pessoas nos dias 16 e 17 desse mês...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
  No sábado e no domingo só se falou de figo em Linha Araripe, interior de Nova Petrópolis. O motivo era simples, esse ano, foi realizada a Festa do Figo na localidade, conhecida por ser uma das maiores produtoras de figo da cidade, ao lado de Linha Brasil. Em sua 40ª edição, a festa recebeu a ilustre visita do Governador do Estado Tarso Genro, que fez questão de participar da abertura realizada no sábado, 16 desse mês.
O Governador, assim como o público de nove mil pessoas que visitou o evento na Sociedade da Linha Araripe, foi apresentado a produtos como morangos, alfajores, pães, cucas e ao tradicional figo, em calda ou in natura. Os 400 expositores presentes no evento, sendo 200 deles apenas de figos, garantiram essa variedade de opções aos visitantes que passavam pelos stands.
Este ano a festa, que fez parte do calendário de eventos do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, comercializou aproximadamente 1.300 kg de figo. De acordo com Hilário Kny, membro da comissão organizadora da festa há sete anos, o evento superou a expectativas, “Mesmo com a produção de figo um pouco prejudicada, conseguimos montar o equivalente a 660 caixas de figos. Não faltou fruta para ninguém e oferecemos ótimos produtos”, afirmou Hilário.
O Presidente da Festa do Figo, Adelcio Fattori, comentou que este ano até o clima ajudou, “Esse ano fez calor, mas pelo menos não choveu. Tivemos um bom público esse ano graças a isso e a nossa organização. Conseguimos fazer uma grande festa”, salientou.
No sábado, primeiro dia da festa, foi feita a premiação para os produtores de figo e outros produtos, como pêssego, uva, melancia dentre outros. Os destaques foram Beno Seibt, vencedor na classificação geral de figo, e nas variedades negrito e roxo de valinhos da fruta. Rafael Marcon ficou com o primeiro lugar no figo gota de mel, Euclide Monaretto venceu na categoria albicone e Cirio Seefeld ficou com o 1º lugar Nna categoria Amarelo Grande.

Fonte: Marcelo Moura

Outras Notícias