conteúdo do menu
conteúdo principal
16/09/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Feira do Livro de Nova Petrópolis tem atrações apresentadas na Biblioteca Pública do Estado

Edição comemorativa, que marcará os 25 anos do evento literário, acontecerá de 7 a 9 de outubro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

As atrações e novidades da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis foram apresentadas ao público na noite de quinta-feira, 15 de setembro, em uma cerimônia no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, em Porto Alegre. A edição comemorativa, que marcará os 25 anos do evento literário, acontecerá de 7 a 9 de outubro, na Rua Coberta. 

Autoridades municipais e estaduais, além de escritores, representantes de segmentos literários, diretores e professores de escolas, estudantes, artistas e jornalistas acompanharam o ato em Porto Alegre.

“Esta cerimônia engrandece o nosso Município, pois evidencia algo muito especial, que nos é próprio: a nossa cultura, a nossa educação de qualidade e o nosso apreço pela literatura. A Feira Municipal do Livro é o evento que representa todos estes valores de Nova Petrópolis. E neste ano ela adquire um valor ainda maior, pois será a sua 25ª edição”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf em sua saudação ao público. 

Os principais destaques da programação da 25ª Feira do Livro foram apresentados pela Diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner. Entre eles, um espaço especial para as participações dos autores locais; seis expositores de livros, incluindo um estande de autores de Nova Petrópolis e outro do patrono da Feira do Livro, Gaudêncio Terra; e o “Cantinho de Leitura. Além disso, durante o evento, a Rua Coberta contará com espaço de alimentação e o palco principal, onde acontecerão apresentações artísticas e encontros com autores. 

Outro destaque da 25ª Feira do Livro é o projeto “Escritores do Amanhã”. Por meio dele, as escolas de Nova Petrópolis promovem um incentivo literário entre seus alunos. Os textos produzidos são publicados em um livro, que será entregue ao aluno, professor e escola durante a Feira do Livro.

“Um país só melhora com a cultura e a educação. E já que estamos em um prédio inspirado no positivismo, vamos lembrar sempre: ‘o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim’. E viva a 25ª Feira do Livro. E viva Nova Petrópolis”, comentou o patrono Gaudêncio Terra.

A cerimônia contou ainda com a fala do atual prefeito mirim de Nova Petrópolis, Lucas Eduardo Nienow. Os instrumentistas Marlon Salanti e Micael Leão Michaelsen e algumas integrantes do grupo Pequenas Cantoras de Nova Petrópolis tiveram participações musicais no lançamento. 

“Este espaço é uma grande casa do livro e uma grande casa da cultura. E eu acho que é um local realmente apropriado para o lançamento da 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis. É uma honra recebê-los aqui”, afirmou a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Morgana Marcon, que também representou a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo. 

O lançamento teve transmissão ao vivo, através do Facebook. O vídeo segue disponível na página da Prefeitura de Nova Petrópolis. 

A 25ª Feira do Livro de Nova Petrópolis é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O evento acontece de 7 a 9 de outubro na Rua Coberta, com entrada gratuita.

 
 
Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

Outras Notícias