09/10/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Feira do Livro da inclusão inicia em Nova Petrópolis

Primeiro patrono cego do Brasil destacou a importância da aceitação em discurso de abertura

A abertura da 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, ocorrida na noite de 8 de outubro, na Rua Coberta, celebrou as diferenças. Discursos marcados pela emoção, com destaque para o pronunciamento do patrono do evento, o autor cego André Werkhausen Boone, conferiram ainda mais significado para o lema da feira deste ano, “Não há limites para quem lê”. A noite de abertura do evento literário contou com a presença do vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger, além de secretários Municipais, equipes do Departamento Municipal de Cultura, da Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva, soberanas do Folclore Alemão, vereadores, representantes de órgãos de segurança e comunidade.

A solenidade de abertura iniciou de forma emocionante, com morador da localidade de Nove Colônias, Lauri Altreider, que é cego, lendo uma passagem da Bíblia em braille. O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, homenageou o patrono da Feira do Livro, André Werkhausen Boone; o artista plástico Jefferson Hoffmann, que pinta com a boca, e o compositor e contador de histórias Gaudêncio Terra, que possui mobilidade reduzida, no palco do evento.

“Esses três talentos de Nova Petrópolis, que participam da Feira do Livro deste ano, são a prova de que a diferença faz toda a diferença. Eu aprendi muito com eles e tantas outras pessoas nesses dias que antecederam esse evento, foi uma verdadeira lição de vida para mim. É com orgulho que podemos dizer que temos o primeiro patrono cego de evento cultural do Brasil. Tenham a certeza de que essa Feira do Livro será surpreendente e emocionante”, destacou o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.

Para o patrono da 24ª Feira do Livro, André Werkhausen Boone, essa edição da Feira do Livro inaugura uma nova forma de se fazer eventos culturais. “É uma honra ser patrono dessa Feira do Livro, que tanto destaca o tema da inclusão. As lições que essa feira vai deixar serão imensas, principalmente, no que diz respeito à forma de pensar um evento. Não vou mentir para vocês, não é fácil ser cego, mas, conseguimos ter uma vida perfeitamente normal. Eventos como essa Feira do Livro facilitam e melhoram a nossa vida, por isso são tão importantes”, destacou o patrono, que será presença constante na Feira do Livro para conversar sobre sua obra biográfica SER André Werkhausen Boone, na qual relata as aventuras e desafios vividos pelos deficientes visuais no Brasil.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz, Nova Petrópolis é um Município que possui “autores e artistas que merecem destaque e essa Feira do Livro foi pensada para ressaltar esses talentos, sob a ótica da inclusão. Nossa cidade tem uma característica cultural muito forte, além de termos iniciativas que desafiam o normal, que vão além. Elaboramos essa Feira do Livro com o objetivo de incluir e educar e ela já é um sucesso”, ressaltou Lawrenz.

Em seu discurso, o vice-prefeito Municipal, Charles Paetzinger, fez questão de citar a repercussão que a 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis está gerando por conta de seu tema inclusivo. “Estamos organizando uma Feira do Livro que é notícia a nível nacional. Isso é muito merecido, a temática é nobre e muito atual. Temos o primeiro patrono cego do país. Nos orgulha muito organizar um evento com essa característica, que atrai tanto o público infantil, quanto os inclusos. Nova Petrópolis está dando um grande exemplo para o Brasil”, pontuou o vice-prefeito.

Prorgamação literária e inclusiva

A 24ª Feira do Livro está repleta de atrações artístico-culturais com o tema da inclusão. Contações de histórias, apresentações musicais e os espetáculos teatrais “Aventuras na Biblioteca”, “Chapeleiro Maluco” e “Dom Quixote - O Sonhador Solitário”, além do musical “Celebridades: Nasce uma Estrela”, são atrações do evento. O projeto Escritores do Amanhã,  Salão de Artes Plásticas, Acampamento dos Leitores, Bate-Papo com Escritores, Aventura Pronta e lançamento de livros, além de 12 estandes de livreiros e Praça de Alimentação, completam a programação da Feira do Livro de Nova Petrópolis.

A 24ª Feira do Livro de Nova Petrópolis ocorre até 13 de outubro, das 8h às 21h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.