20/10/2022

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Estado e Município definem projeto de calçadas e ciclovia na ERS-235

Projeto será executado no trecho entre o Centro e o bairro Pousada da Neve

Em reunião realizada na manhã da terça-feira, 18 de outubro, representantes do Estado e do Município de Nova Petrópolis definiram o projeto de construção de calçadas e de uma ciclovia na ERS-235. A primeira etapa da obra será realizada no trecho entre o Centro e o bairro Pousada da Neve, considerado o mais utilizado por pedestres e ciclistas.

A reunião contou com a participação do prefeito Jorge Darlei Wolf; da secretária de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz; e o coordenador de Trânsito e Sistema Viário, Milton César Szimanski. A EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) foi representada pelo diretor técnico Luís Fernando Pereira Vanacôr. E também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Alexandre da Silva, e os vereadores Daniel Carlos Michaelsen e Kátia Regina Zummach.

O anúncio das melhorias ocorreu no dia 13 de outubro, em reunião na sede da EGR, em Porto Alegre, quando ficou definido o novo encontro na semana seguinte, em Nova Petrópolis.

Após análise do espaço físico e das características do fluxo existentes, o grupo definiu para construção da calçada e da ciclovia no lado esquerdo da rodovia (no sentido Centro/bairros). A ciclovia será bidirecional e terá 2,5 metros de largura. Já a calçada contará com largura de 2 metros. A previsão da EGR é iniciar as obras ainda em 2022.

Para o prefeito Jorge Darlei Wolf, o investimento da EGR irá trazer grandes benefícios para os usuários da ERS-235, especialmente os pedestres e ciclistas dos bairros Pousada da Neve, Piá e Vale Verde. “Sabemos que ainda há diversas melhorias que são necessárias na ERS-235 e seguiremos trabalhando por elas. Mas este primeiro trecho de calçada e ciclovia já representa um avanço muito significativo, pois sempre dependemos da EGR”, afirmou.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP