02/09/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Espaço Padre Amstad de Educação Infantil sugere atividade para enaltecer bons sentimentos

Profissionais de Educação Infantil de Nova Petrópolis sugerem atividades às crianças durante a pandemia

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que o corpo docente tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), por exemplo, as equipes estão encaminhando atividades sugestivas aos pequenos alunos.

Durante o mês de julho, a equipe docente do Espaço Padre Amstad de Educação Infantil, localizado na Linha Imperial, sugeriu às famílias a troca de mensagens de esperança, amor e carinho entre a comunidade escolar. “Por que não voltar à época antiga e escrever uma carta ou uma representação desenhada a alguém que temos saudade? Ou até mesmo mandar um vídeo carinhoso para os colegas e professores que tanta falta fazem nos nossos dias?”, ponderou a coordenadora pedagógica, Catiane Hansen.

A proposta foi para que professores e alunos tirassem uma foto com alguma representação sobre a amizade e/ou os momentos que marcaram na escola, um desenho, uma palavra escrita em um papel deixando a mensagem que desejassem aos colegas e professores. Quem se sentiu à vontade também gravou vídeos. “O objetivo da atividade foi nos aproximarmos ainda mais uns dos outros, mostrando o cuidado e a importância que nós, enquanto escola, damos às interações e ao diálogo, mesmo que de forma virtual. Encontrar alternativas que nos conectem com quem gostamos é fundamental para driblarmos a falta da presença física”, disse Catiane.

Além das representações de carinho, a equipe docente do Espaço Padre Amstad de Educação Infantil também convidou os alunos e famílias a ajudarem-se uns aos outros com doações de roupas e utensílios. A ideia das doações e ajuda para as famílias mais necessitadas da comunidade partiu da professora de Língua Alemã, Isabel Cristina Neumann Grings, e de um amigo bem conhecido das crianças, o ursinho “Benny”. A iniciativa teve o apoio de toda equipe.

“Quando trabalhamos o valor “amizade” não temos como deixar de lado outros tão importantes quanto, como o “companheirismo”, a “solidariedade”, a “cooperação”. Trabalhar com todos esses valores implica em uma Educação com base nas relações pessoais, na consciência de si e do outro, nas necessidades de cada indivíduo, tornando a prática pedagógica e os ambientes de aprendizagem em exercício para a vida em sociedade, com crianças conscientes da sua participação na construção de um mundo melhor”, finalizou a coordenadora pedagógica do Espaço Padre Amstad de Educação Infantil, Catiane Hansen.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Espaço Padre Amstad de Educação Infantil