03/08/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escritora Vivi Costa é a patrona da 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis

Prefeito Jorge Darlei Wolf fez convite à autora durante atividade do projeto “Livro que te quero ao vivo”

*Editado às 9h26 do dia 01/11/2023.

A escritora Vivi Costa, autora de obras infantis como a série “Primum – O primeiro livro do mundo”, é a patrona da 26ª Feira do Livro de Nova Petrópolis. O convite foi entregue oficialmente pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, nessa quarta-feira, 2 de agosto, durante atividade do projeto “Livro que te quero ao vivo” com estudantes da rede municipal no plenarinho do Centro de Eventos.

A Feira do Livro de Nova Petrópolis acontecerá de 29 de novembro a 03 de dezembro deste ano. Vivi Costa foi escolhida como patrona do evento, entre vários motivos, por ter contemplado o município com seu projeto literário chamado “Livro que te quero ao vivo”, o qual tem financiamento federal e estadual. A ação chegou a todas as escolas das redes pública e privada de ensino, através da distribuição de kits contendo os livros de sua autoria.

As obras da escritora também motivaram uma programação de atividades pedagógicas com os estudantes, nessa quarta-feira, e que seguem na quinta-feira, dia 3. Os projetos desenvolvidos pelos alunos, baseados na série “Primum”, foram expostos no Salão Xadrez, no acesso ao Plenarinho, e as crianças e adolescentes participaram ainda de um bate-papo com Vivi Costa e os personagens das histórias – representados por atores fantasiados.

Na quinta-feira, os alunos serão convidados a assistir à peça teatral “A magia do livro”, como encerramento da programação.

Conheça o projeto “Livro que te quero ao vivo”

O projeto da escritora, natural de Caxias do Sul, é baseado na série de livros “Primum – O primeiro livro do mundo”, composta por oito livros infantis, editados exclusivamente para essa iniciativa. O material é acompanhado por um encarte pedagógico com sugestões de atividades de sala de aula.

A iniciativa prevê ainda a disponibilização de uma apresentação do espetáculo teatral “A magia do livro” para a comunidade, além de oferecer aos professores oficinas sobre produção literária e de estímulo aos educadores sobre o papel de importantes incentivadores da leitura.

Por fim, o projeto convida às escolas a proporem atividades artísticas aos seus estudantes, a partir dos livros, e que sejam expostas para as comunidades escolares. Nessas exposições, a autora e os personagens se comprometem a estar presentes. O “Livro que te quero ao vivo” também convida a transformar o espaço de educação em sala de cinema, com a exibição do filme baseado na série “Primum”.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP