12/06/2017

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Escolas recebem repasse do Poder Público

Pela primeira vez todas instituições municipais de ensino receberam auxílio...

O prefeito Regis Luiz Hahn fez a assinatura dos termos de parceria que garantem um repasse total de R$ 118 mil para as Escolas Municipais. O ato de assinatura ocorreu no auditório da Escola Otto Hoffmann, no dia 6 de junho, e foi a primeira vez que as 13 Escolas Municipais receberam o auxílio do Poder Público. Os representantes das Associações de Pais e Mestres (ACPMs) das instituições de ensino realizaram a assinatura dos documentos ao lado do prefeito.
O repasse à todas escolas foi possível em 2017 graças a uma reformulação no cálculo do valor do auxílio, baseado em critérios do FNDE. A Secretaria Municipal de Educação trabalhou com base no valor/aluno de cada etapa de ensino para calcular o montante auxílio para cada escola. O auxílio foi repassado às instituições de ensino Augusto Guilherme Gaedicke, Bom Pastor, Construindo o Saber, Jacob Jaeger, Luiz Loeser, Lydia Braun, Otto Hoffmann, Ottinho, Pedro Beck Filho, Pinguinho de Gente, Pirulito, Professora Ignez Cecchini Deppe e Ursinho Carinhoso.
O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, ajudou a coordenar o ato de assinatura e parabenizou todos os envolvidos com a educação em Nova Petrópolis. “Vale ressaltar que o auxílio possibilitará mais autonomoa e gestão por parte das ACPMs. O auxílio será utilizado em despesas de custeio e na aquisição de qeuipamentos conforme o Plano de Trabalho de cada entidade. É a comunidade administrando o recurso público em prol da cooperação e participção e no exercício da cidadania”, pontuou Lawrenz.
“Foi uma grande conquista da Administração Municipal conseguir atender todas as escolas por meio deste repasse. A união entre as instituições de ensino, os ACPMs e o Poder Público cria novas e melhores possibilidades e faz crescer nossa educação. Por isso estamos em segundo lugar no ranking de educação no Rio Grande do Sul” ressaltou o prefeito Regis Luiz Hahn.
Após as assinaturas, o funcionário da Secretaria Municipal de Educação, Rafael Zorzan, passou orientações técnicas aos integrantes das equipes diretivas das escolas e os integrantes das ACPMs. Zorzan explicou as regras de uso dos recursos repassados e tirou dúvidas dos presentes.