29/08/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escolas municipais recebem livros sobre o negro na Revolução Farroupilha

A obra “O Lanceirinho Negro” da escritora Angela Maria Xavier vai embasar atividades em sala de aula com os estudantes

As escolas municipais de Nova Petrópolis começaram a receber nesta terça-feira (29/08), exemplares de um livro que trata sobre a Revolução Farroupilha, mas com uma visão mais lúdica. A obra "O Lanceirinho Negro" é da escritora Angela Maria Xavier Freitas e aborda a Batalha de Porongos e os Lanceiros Negros, destacando a contribuição da etnia negra para a cultura gaúcha.  A entrega é feita através de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro de Tradições Gaúchas Pousada da Serra, como ação educativa dos Festejos Farroupilhas de 2023 no município. Todas as escolas devem receber as obras até dia 11 de setembro.

A primeira das escolas de ensino fundamental a receber o kit composto por quatro livros, sendo dois em versão mais infantil e dois com linguagem infanto-juvenil, foi a Escola Luiz Loeser, de Vila Olinda. A diretora Simone Schmitt, a vice-diretora Marceli Beck, e a supervisora Maria Cristina Xavier receberam os exemplares.

As escolas de educação infantil também devem receber um kit do livro “O Lanceirinho Negro”, mas a versão para crianças, com linguagem mais acessível. O kit neste caso é composto de dois exemplares.

De acordo com o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto do Município, Paulo Schwantz, o objetivo é que a contribuição de outros grupos étnicos também seja tratada em sala de aula com os estudantes, para que aprendam sobre a formação do povo gaúcho, que é bastante miscigenado.

Participaram da entrega o sota capataz do CTG Pousada da Serra, Fábio Guaragni; o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Pedro Scheer; e a diretora de Ensino Fundamental, Jussara Prates.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP