28/01/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escolas municipais de ensino fundamental de Nova Petrópolis voltarão às aulas no dia 8 de fevereiro

Cerca de 1.300 alunos serão atendidos de forma intercalada, com revezamento semanal

O dia 8 de fevereiro, segunda-feira, é a data estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis para a retomada das atividades presenciais nas escolas municipais de ensino fundamental. São esperados cerca de 1.300 alunos, do 1º ao 9º ano, que serão atendidos em sistema de revezamento semanal.

“Este é mais um momento de muita importância neste ano que estamos iniciando. Todo o esforço possível está sendo feito para que os nossos estudantes tenham garantido o ano letivo de 2021. E, graças a um intenso trabalho de planejamento e organização, vamos dar mais este passo, sem abrir mão da segurança e dos cuidados necessários”, destaca o prefeito Jorge Darlei Wolf, que vem participando das reuniões para tratar da reabertura das escolas do Município.

Conforme a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Machioro Leal, a experiência adquirida com a reabertura das escolas de educação infantil, a partir do dia 18 de janeiro, está tendo grande valia para a definição dos protocolos de segurança a serem adotados nas escolas de ensino fundamental. “São situações um pouco diferentes, mas a lógica é a mesma”, comenta Gislaine.

Uma situação que muda na comparação com a educação infantil é o uso da máscara, obrigatório para todos os estudantes durante todo o período que estiverem na escola e também durante o transporte escolar, para os que utilizam. “Cada escola precisa elaborar e apresentar o seu próprio Plano de Contingência para a reabertura. Todos eles precisam ser aprovados pelo Núcleo de Educação do COE Municipal”, acrescenta a secretária.

Além do uso de máscaras e do revezamento semanal de alunos, serão obedecidos protocolos como a medição de temperatura na entrada da escola, higienização constante dos espaços e medidas para garantir o distanciamento entre alunos de turmas diferentes.

Retornarão no dia 8 de fevereiro as escolas Augusto Guilherme Gaedicke, do Bairro Vale Verde; Bom Pastor, em Linha Brasil; Luiz Loeser, na Vila Olinda; Otto Hoffmann, no Bairro Pousada da Neve, e Pedro Beck Filho, na Linha Temerária. Pelo sistema de revezamento semanal, os alunos serão divididos em dois grupos. Um grupo terá aulas presenciais durante uma semana. Neste período, os estudantes do outro grupo permanecerão em casa realizando tarefas.

TRANSPORTE ESCOLAR

Com a volta das atividades presenciais do ensino fundamental, a Secretaria Municipal de Educação também estabeleceu os protocolos necessários ao uso do transporte escolar. Serão 14 veículos, incluindo a frota do Município e terceirizados. De acordo com o coordenador de Transportes, Inei Koch, os ônibus também circularão com meia ocupação.

“Teremos um sistema para evitar que os alunos tenham contato dentro do ônibus. Os primeiros a embarcar terão que sentar no fundo do ônibus. Ao chegar na escola, o desembarque começará pelos alunos da frente. Na viagem de retorno, os alunos que precisam desembarcar primeiro serão os últimos a entrar no ônibus”, explica Inei. Outro cuidado importante é a higienização interna dos veículos depois de cada viagem.