24/09/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escolas de Nova Petrópolis recebem edição especial da Feira do Livro

Atividades presenciais e online acontecem entre os dias 1º e 17 de outubro

Atividades presenciais e online nas escolas municipais, estaduais e particulares, além de conteúdos extras no Facebook, integram a edição especial da Feira do Livro de Nova Petrópolis, que será realizada entre os dias 1º e 17 de outubro. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a programação prevê mais de 60 atividades, incluindo apresentações teatrais, encontros com autores e contações de histórias em língua portuguesa e alemã.

Na sexta-feira, 1º de outubro, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf participará da abertura oficial da Feira do Livro. A cerimônia será realizada no Centro de Eventos, com presença restrita de público.

“Nova Petrópolis tem muitos motivos para se orgulhar da educação oferecida em suas escolas. E a Feira do Livro representa o que há de melhor neste setor, demonstrando que somos uma cidade que valoriza e incentiva a leitura e a cultura”, afirma o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Antes e depois da abertura oficial, o auditório do Centro de Eventos receberá três seções do espetáculo “Abre a boca e fecha os olhos”, do Grupo Luz e Cena. A apresentação será acompanhada por alunos de pré-escola de 13 escolas.

Ao longo dos 17 dias, a edição especial da Feira do Livro contará com a participação de sete escritores: Magali Matsuda, André Neves, Helena Klein, Helena Ines Seger Weber, Marta Lagarta, Gláucia de Souza e Christina Dias. As contações de histórias serão conduzidas pela professora Marta Buhs e pela bibliotecária Susana Carrasco.

“Em uma situação normal, teríamos a Feira do Livro com atrações na Rua Coberta e uma programação aberta a todos os munícipes e visitantes. Como isso ainda não é possível, optamos por concentrar as atividades literárias nas escolas, utilizando os mais diversos recursos eletrônicos”, afirma a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal.

PROGRAMAÇÃO NO FACEBOOK

Ao longo dos 17 dias de programação, a Feira do Livro de Nova Petrópolis também oferecerá conteúdos extras na página da Prefeitura no Facebook. Serão veiculados cinco vídeos produzidos com recursos da Lei Aldir Blanc. Os trabalhos são assinados por Joana Ester Bonorino, Andressa Menegazzo de Oliveira, Marcius Andrei Ullmann, Guilherme Augusto Stoffel e Maria Fialho da Rocha.

Durante a programação da Feira do Livro serão veiculadas “Sugestões do Leitor”, com dicas de livros. histórias contadas em língua alemã, contadas por professores de diferentes escolas, também serão veiculadas no Facebook. As gravações dos conteúdos tiveram início na quinta-feira, 23 de setembro, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt.

No dia 12 de outubro, às 15h, haverá o bate-papo com autores locais e uma live com o escritor Pedro Guerra. No mesmo dia, às 16h, acontecerá o 15º Palco Giratório Sesc e o espetáculo “Boquinha... e assim surgiu o mundo”, com texto de Lázaro Ramos. Marcando o encerramento da Feira do Livro de 2021, no dia 17 de outubro, às 17h, apresenta-se a Orquestra Jovem de Nova Petrópolis.

Crédito das fotos: Ana Paula Backes/Comunicação PMNP