24/07/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Ursinho Carinhoso promove inclusão através de projeto musical

Crianças da educação infantil construíram uma parede sonora, instrumentos musicais e aprenderam sobre diversos temas através da música

Um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Ursinho, da Vila Germânia, no segundo trimestre letivo de 2023, e concluído na semana passada com um show para toda as turmas da escola, levou as crianças a aprenderem sobre a inclusão através da música. Chamado de “Loucos por música”, o projeto nasceu da percepção de que os estudantes eram mais estimulados a participarem quando a música era envolvida no processo de aprendizagem.

Como relata a professora de educação infantil, Débora Tatiane Prates, idealizadora do projeto, a turma de 21 alunos com idades entre 5 e 6 anos, apresentava dificuldade de entrosamento no início das aulas, e isso motivou que a direção da escola, a equipe pedagógica e as famílias trabalhassem juntas para encontrar uma maneira de integrá-las, principalmente em função de um dos estudantes da turma ser deficiente e precisar de estímulos diferenciados. “Vimos que as crianças interagiam mais quando tínhamos atividades com música, canto, dança, então resolvemos organizar as aulas para que a música fosse relacionada”, contou Débora.

O projeto “Loucos por música” contou com várias atividades propostas, assim como uma visita à Rádio Imperial, em Nova Petrópolis, no dia 10 de julho, para que os estudantes aprendessem sobre a origem das músicas e como elas iam parar no rádio.  Outra atividade foi a construção de instrumentos com o uso de materiais recicláveis, e uma parede sonora, para ser utilizada por toda a escola para as aulas. As crianças também escreveram um livro musical, cuja última página teve a colaboração das famílias, que enviaram letras de músicas que tinham relação com sua história.

A conclusão do projeto aconteceu no dia 14 de julho, com um show apresentado para toda a Escola Ursinho. As crianças, além de tocarem e cantarem na apresentação, foram responsáveis por criar os convites distribuídos para a comunidade escolar. O show foi pensado a partir de rodas de conversa da cantora Daniela Ritter, do Musical Encanto, de Feliz, com a turma do projeto sobre a história da música, em que foram utilizados vídeos e imagens, e também oportunizada a apresentação do instrumento “ukulele” às crianças.

Para a professora Débora, o principal aprendizado que o projeto “Loucos por música” deixou para a escola, as famílias e as crianças, foi de que com a música é possível aprender sobre qualquer assunto e estimular a inclusão. “O momento mais emocionante foi quando, durante o show, nosso aluno com deficiência percebeu que também estava participando, pois conseguia tocar o instrumento e tirar sons dele. Foi tudo muito significativo! Pensamos que a música é limitada, mas ela nos permite tratar sobre todos os assuntos e preparar as crianças para a vida”, destacou a educadora infantil.

Crédito das fotos: Francis Limberger/Comunicação PMNP