16/09/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Pedro Beck Filho realiza projeto de proteção aos animais

Alunos convidam a comunidade para participar de pesquisa

Alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Beck Filho, de Linha Temerária, estão desenvolvendo o projeto OPA - Operação Proteção de Animais, que busca mapear os locais com maior incidência de abandono de animais do município, bem como, promover a conscientização e adoção consciente. O projeto teve início em maio, sob coordenação da professora Angela Zimmermann, e busca o apoio da comunidade.

A temática surgiu a partir da informação de que durante a pandemia os casos de abandono de animais teriam aumentado significativamente. Em parceria com o Focinho Amigo, a turma tomou conhecimento sobre o abandono de animais em âmbito municipal e, a partir disso, passou a buscar a sensibilização da comunidade.

Diversas atividades foram desenvolvidas em sala de aula, como palestras, pesquisas, levantamentos de dados, mapas mentais, produção de vídeos, criação e divulgação das ações em redes sociais e tantas outras ações que culminarão no objetivo principal: Conscientização.

Observando informações locais, foi realizada uma expedição investigativa até a localidade de Arroio Paixão, onde existe um ponto de frequente abandono de animais.

Visto que o abando ocorre em mais regiões de Nova Petrópolis e para abranger a área toda do município, está sendo realizada uma pesquisa online, com o objetivo de mapear os locais aonde os animais costumam ser abandonados com mais frequência.

Para participar da pesquisa, é preciso acessar o link https://forms.gle/XBKwJQzNgcJZPv1C7. O levantamento é aberto a toda comunidade de Nova Petrópolis e ficará disponível até o dia 30 de setembro.

A partir das informações coletadas, com a identificação dos locais de maior incidência de abandono, o OPA planeja criar placas para a conscientização da população. Também estão sendo produzidos vídeos e chamadas pela turma responsável pelo projeto, visando atingir o maior número possível de pessoas.

Como meta também está a arrecadação de fundos pra o Focinho Amigo que está atuando em parceria com a escola.

Fotos: Divulgação \ Comunicação PMNP