18/09/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ignez reforça o vínculo com os alunos virtualmente

Profissionais de Educação Infantil de Nova Petrópolis sugerem atividades às crianças durante a pandemia

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que o corpo docente tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), por exemplo, as equipes estão encaminhando atividades sugestivas aos pequenos alunos e realizando ações para abrandar a saudade. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe, localizada no Bairro Logradouro, realiza estratégias pedagógicas por meio de ferramentas tecnológicas para manter o vínculo com crianças e famílias.

Durante a quarentena, a equipe de educadores da EMEI Professora Ignez desenvolveu estratégias pedagógicas para manter o vínculo de afetividade e acolhimento saudável e significativo com as crianças e suas famílias, utilizando-se de meios comunicativos de transmissão, como grupos de WhatsApp, Facebook e a Plataforma Virtual de Aprendizagem - AVA.

“O que permitiu nos sentirmos mais perto das famílias e das crianças foram as ações desenvolvidas pelo nosso corpo docente, além da vídeo chamada em particular via WhatsApp, ocorreu um encontro virtual coletivo, que possibilitou, às crianças, a visualização dos coleguinhas e, às profissionais, a observação e o diálogo com familiares, em busca de informações importantes do desenvolvimento das crianças neste período de isolamento social. Essas informações e observações contribuem muito para o planejamento de atividades sugestivas remotas”, ponderou a coordenadora pedagógica da EMEI Professora Ignez Cecchini Deppe, Lucineia da Rocha.

Conforme a diretora, ainda há desafios estruturais ligados ao acesso às tecnologias e Internet, com necessidade de adequá-los às diferentes realidades, por isso, também foram realizados telefonemas para as famílias, via linha telefônica fixa, a fim de assegurar que a escola se mantenha presente no cotidiano das famílias e crianças. “O planejamento de atividades sugestivas semanais também demonstra que não existe solução única. Partindo das peculiaridades de cada território e necessidades das famílias e crianças, professores e gestores estão mobilizando múltiplos recursos, a partir de plataformas digitais para alcançar a todos”, pontuou a diretora da instituição, Glaucia Schabarum.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Educação PMNP