24/09/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Municipal de Educação Infantil Pirulito estimula funções cognitivas com brinquedos não estruturados

Profissionais de Educação Infantil de Nova Petrópolis sugerem atividades às crianças durante a pandemia

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que o corpo docente local tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), por exemplo, as equipes estão encaminhando atividades sugestivas aos pequenos alunos e realizando ações para estimular as funções cognitivas das crianças. A Escola Municipal de Educação Infantil Pirulito, localizada no Bairro Piá, disponibilizou kits de brinquedos não estruturados para estimular funções cognitivas no processo de aprendizado infantil.

A EMEI Pirulito disponibilizou kits de brinquedos não estruturados para as famílias, no final de julho, para bebês e crianças. Os materiais não estruturados permitem que a criança estimule algumas funções cognitivas como a organização, o planejamento, a criatividade, a memória e a atenção. Além disso, também auxilia na coordenação motora e socialização, mesmo entre os familiares.

“As crianças se divertem com caixas, tecidos e outros materiais. É neste momento que uma madeira se transforma em uma casinha, um carrinho ou qualquer outro brinquedo. Quando o bebê/criança brinca, ela tem o poder de tomar decisões, expressar sentimentos, interagir consigo e com o outro, entrando no mundo imaginário”, colocou a coordenadora pedagógica da EMEI Pirulito, Elenara Grauer Zummach.

Brinquedos não estruturados são materiais simples que permitem às crianças transformar objetos, oportunizando uma experiência nova e enriquecedora por meio da brincadeira. Por não serem confeccionados com o intuito de serem brinquedos, os não estruturados são recursos flexíveis, e não possuem faixa etária específica ou prazo de validade. Os brinquedos não estruturados são facilitadores do desenvolvimento saudável das crianças, proporcionando liberdade para descobertas. E desta forma, a brincadeira se torna o aprendizado.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Educação PMNP