02/08/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Enio Spier será inaugurada neste sábado em Linha Imperial

Cerimônia de entrega oficial do novo espaço ocorrerá às 13h30

Neste sábado, 5 de agosto, às 13h30, acontece a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Enio Spier, em Linha Imperial. A estrutura foi construída com recursos próprios da Prefeitura de Nova Petrópolis, num investimento aproximado de R$ 1,9 milhão, e homenageia uma figura importante da área da educação na cidade. A escola tem capacidade para atender até 80 crianças.

A Escola Enio Spier será responsável por receber crianças do Espaço Padre Amstad, que atualmente conta com 48 vagas preenchidas. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto prevê aumentar em 18 o número de vagas em breve, reduzindo a fila de espera para a educação infantil no município.

As obras da nova escola da Linha Imperial iniciaram no final de 2021, e foram concluídas ainda no início do primeiro semestre deste ano. A empresa Dewes Empreendimentos foi a responsável pela execução do projeto. Na sequência, o Município abriu processo para aquisição dos mobiliários e materiais necessários para entregar os espaços à comunidade. O investimento total para conclusão da obra foi de R$ 1.910.016,27.

Ao todo, o prédio possui 586,5 metros quadrados divididos em quatro salas de aula, sendo duas para as turmas de maternal e duas para o berçário, além de banheiro masculino e feminino, salas para os professores, direção e secretaria, lactário, cozinha, refeitório, lavanderia, despensa e depósito.

Atualmente, 14 funcionários estão no quadro de pessoal da instituição de ensino infantil do Município, entre a equipe diretiva, professores, monitores, auxiliares de desenvolvimento infantil, merendeira e auxiliar de serviços gerais. A direção da escola tem Elisangela Loesch à frente e a professora Marluce Maldaner na supervisão pedagógica. Também conta com uma Associação Círculo de Pais e Mestres (ACPM), presidida por Carla Lawrenz Kuhn.

Homenagem a professor reconhecido

A escola homenageia uma personalidade bastante conhecida no município por sua contribuição social com Nova Petrópolis, o professor Enio Spier. Ele foi professor de física e matemática por mais de 40 anos, secretário de Educação do Município, diretor do Colégio Frederico Michaelsen, vereador por dois mandatos, presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) entre 1990 e 1992, e um dos idealizadores da Faculdade Cenecista.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP