18/09/2020

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola de Nova Petrópolis realiza projetos interdisciplinares

Profissionais da Escola Luiz Loeser sugerem ações durante a pandemia

A suspensão das atividades escolares em Nova Petrópolis, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que o corpo docente tivesse que se adaptar ao distanciamento social e ensino remoto. Os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, na Vila Olinda, desenvolveram o “Projeto Pandemia”; o  “Projeto Cesta Básica”; o projeto “Formação das nações - partes e artes da identidade” e o projeto “Qualidade de Vida”. Os trabalhos interdisciplinares foram aplicados aos alunos do 6º ao 9º Ano.

Projeto Pandemia

O “Projeto Pandemia” visa compreender e refletir sobre as doenças que ocorreram ao longo da história da humanidade e seus contextos históricos, sociais e ambientais. Os alunos também aprenderam sobre as vacinas que foram criadas ao longo do tempo para melhorar a qualidade vida da população.

Uma das atividades realizadas no “Projeto Pandemia” foi a composição de um rap que dialoga com os sentimentos e a realidade mundial imposta pelo novo coronavírus. O exercício foi proposto na disciplina de Música, ministrada pela professora Ezra Mattivi. O rap criado pelo aluno Rafael Guth, do 8º Ano, foi destaque entre a turma.

Acesse a composição em: https://youtu.be/GvSgay56Bq8

Além dessa tarefa, os alunos foram desafiados a apresentarem carteiras de vacinação de diferentes períodos históricos. O aluno João Vitor Spier, do 6º Ano, trouxe diversos registros. Os estudantes realizaram, também, obras artísticas. As alunas Lorenza Schumann Berté e Mariana Haas Festugato, ambas do 9º Ano, apresentaram seus desenhos.

Projeto Cesta Básica

O “Projeto Cesta Básica” envolveu a criação de uma revista virtual por parte dos professores. O objetivo do projeto foi compreender o que compõem uma cesta básica, bem como, a diferença entre as regiões do Brasil e do mundo, percebendo as potencialidades locais de produção e concentração de renda quanto à diferenciação de alimentos, os benefícios dos alimentos e como a cesta básica é calculada. O projeto envolveu todas as disciplinas da escola, mostrando aos alunos o quanto as disciplinas se complementam e precisam uma das outras.

De acordo com a professora de Geografia, Diamar Ruoso, “na revista foram colocados links para os alunos acessarem e aprofundarem os assuntos levando-os a textos científicos, reportagens, vídeos, músicas, artes, ou convidando o aluno a exercitar seus conhecimentos”.

Acesse a revista em: https://www.flipsnack.com/janineprofessora/revista-do-projeto-cesta-b-sica.html.

Na primeira fase do projeto, os alunos foram convidados a sintetizarem o conhecimento adquirido por meio do método Cornell, que consiste em dividir uma folha em três seções e escrever as ideias principais, as anotações e o resumo de determinado assunto. Em seguida, os alunos realizaram a apresentação dos trabalhos de uma forma criativa, com vídeos, músicas, danças, histórias em quadrinho, entre outros.  Os estudantes Inácio Amaral, Júlia Dummer Loesch e Maria Luiza Ritter Port, ambos do 9º Ano, realizaram histórias em quadrinhos.

Projeto Formação das nações - partes e artes da identidade

Pensando na diversidade existente entre os diferentes povos nacionais que podem ser compostos por diferentes nações que marcam a identidade de um povo, os professores trabalharam com os alunos o projeto “Formação das nações – partes e artes da identidade”.

De acordo com a professora de Geografia, Diamar Ruoso, “o objetivo do trabalho foi pensar e compreender a nação, em nós, em cada um, em como a identidade de cada povo se cria e se delimita em fronteiras que ultrapassam territórios, mas, que ao mesmo tempo, são únicas e diversas”.

Neste trabalho, os professores desenvolveram duas revistas virtuais para aprendizagem dos alunos.

Acesse as publicações em: https://www.flipsnack.com/janineprofessora/revista-61-e-71-na-o-2.html e https://www.flipsnack.com/janineprofessora/revista-na-o-81-e-91-1.html.

Projeto Qualidade de Vida

O projeto “Qualidade de Vida” buscou proporcionar aos alunos uma reflexão interdisciplinar sobre o conceito de qualidade de vida a partir da capacidade individual e coletiva de se reinventar. A proposta foi em formato de apresentação de slides com as disciplinas abordando o assunto conforme sua especificidade. Além disso, os alunos e professores tiveram encontros online com a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Marina Araújo Camelo; com a terapeuta holística, Alessandra Schuch, e com a professora, Cândida Maldaner.

Os estudantes Diego Lauri Graminho Von Borstel, do 7º Ano, e Graziela Petry de Moura, do 9º Ano, realizaram fotomontagens sobre qualidade de vida.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | Educação PMNP