15/02/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escola Augusto Guilherme Gaedicke recebe projeto do Sesi para tempo integral

Proposta da Secretaria de Educação é estender o projeto a todas as escolas do Município

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke, do Bairro Vale Verde, recebe em 2022 um projeto piloto do Sesi RS (Serviço Social da Indústria) para educação em tempo integral. Nos dias 7, 9 e 10 de fevereiro, os professores que atuam na instituição de ensino, nas turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, receberam treinamento para o início das atividades.

Com o auxílio do Sesi-RS, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto está estruturando a proposta da escola de tempo integral para a rede municipal de ensino de Nova Petrópolis. O projeto piloto será desenvolvido com os alunos de 1º a 5º ano da Escola Augusto Guilherme Gaedicke. “Estamos iniciando a implantação na AGG e a ideia é, com o tempo, expandir para todas as escolas do Município”, destaca a pedagoga Cristiane Kieling.

O primeiro passo para o projeto aconteceu no dia 7 de fevereiro, quando os professores da Escola Augusto Guilherme Gaedicke se reuniram no Espaço Mais Cultura “Professor Renato Urbano Seibt” para a capacitação. Na oportunidade, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, recebeu os professores desejando um bom retorno às atividades e colocando-se à disposição para qualquer necessidade.

As analistas de gestão e formação educacional do Sesi-RS, Joice Ramos e Patrícia Gonçalves, realizaram o treinamento para desenvolver uma nova perspectiva de trabalho dentro da escola, buscaram novas formas de planejar as aulas e de pensar a escola como unidade, com interligação de atividades. Com isso, os alunos passarão a ficar o dia todo na escola, com aulas e oficinas intercaladas ao longo de todo o período.

No dia 9 de fevereiro, ainda no Espaço Mais Cultura, os professores fizeram o planejamento inicial das aulas, dentro dos moldes da escola de tempo integral, com o apoio das analistas do Sesi-RS. E no dia 10, o grupo realizou uma visita técnica à Unidade Sesi São Leopoldo, com a oportunidade de conhecer, na prática, o funcionamento de uma escola de tempo integral.

MELHORIAS NA ALFABETIZAÇÃO

No dia 8 de fevereiro, os professores da pré-escola ao 3º das escolas municipais participaram de um treinamento online para melhorias no processo de alfabetização. O encontro foi promovido pelo Laboratório de Alfabetização Lápis da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com a temática “Alfabetização: Conversas sobre um ofício artesanal”, e foi ministrado pela professora Dra. Patrícia Camini.

A proposta do encontro foi desenvolver um grupo de estudos que seja contínuo e que busque formas de melhorar a qualidade do ensino básico dos alunos em fase de alfabetização. A necessidade surgiu a partir das demandas apresentadas pelas crianças que tiveram seu aprendizado afetado por estarem afastadas da escola durante a pandemia.

Crédito da Foto: Ana Paula Backes | Comunicação PMNP