16/03/2016

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Escola 1º de Maio celebra o Dia Municipal de Incentivo à Leitura

“Quem lê, viaja” foi o tema explorado pelos estudantes do educandário...

Com o tema “Quem lê, viaja”, a Escola Estadual de Ensino Médio Primeiro de Maio comemorou o Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores. Diversos trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O 6º ano optou por falar de escritores e obras que admiravam, gostavam do trabalho e de ler, contar histórias consagradas, clássicas e produzidas por eles mesmos. Foram contemplados Monteiro Lobato, Paulo Coelho (fábulas), Maurício de Sousa. Um grupo da mesma turma, resolveu manter um projeto de contação de histórias no decorrer do ano, tendo começado com “O gato de botas”.

O 9º ano expôs cartazes que contemplaram autores diversos e representação de história escrita pelos próprios alunos sobre amizade, carinho, solidão, respeito às diversidades.

Alunos do primeiro ano do Ensino Médio produziram histórias com os anos iniciais (1º e 2º ano) e que depois foram expostas nos murais da escola. Desta mesma turma foram feitos cartazes e maquetes com temas alusivos à leitura: mural de poema e frases de autores consagrados, maquete de “O pequeno Príncipe”, com fragmentos da obra.

O segundo ano do Ensino Médio fez instalações artísticas em alguns ambientes da escola especificamente contemplando o tema. Nessas instalações estavam sugestões de leitura, frases sobre obras consagradas.

Nesta programação deixou-se claro a importância da leitura para abrir nossos horizontes, viajar pela imaginação.