23/05/2022

Escadaria da Esperança tem nome oficializado em lei municipal

Equipamento público do bairro Pousada da Neve está sendo revitalizado de forma voluntária

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf sancionou a lei municipal 5.132/2022, que denomina a Escadaria da Esperança. Situado entre as ruas Berlim e Dois Irmãos, no bairro Pousada da Neve, o equipamento público está sendo revitalizado de forma voluntária.

A lei municipal que denomina a Escadaria da Esperança é de autoria da vereadora Kátia Regina Zummach, que também lidera o movimento voluntário de revitalização do local. No dia 13 de maio, o prefeito e a vereadora estiveram no local conferindo as melhorias já realizadas. Na ocasião, também foram apresentados detalhes das ações que ainda estão por vir.

De acordo com a autora do projeto de denominação, a Escadaria da Esperança foi construída na década de 1990. “A escadaria tem belas características e a comunidade local sempre acreditou que esse espaço poderia ser melhor aproveitado”, afirma. O serviço voluntário de revitalização teve início em 2021, através de mutirões que contaram com o envolvimento da Associação de Moradores do Bairro Pousada da Neve.

Parabenizando a iniciativa, o prefeito Jorge Darlei Wolf lembrou que desde 2021 Nova Petrópolis conta com legislação específica para oportunizar a realização de trabalhos voluntários. A lei municipal 4.972 foi instituída em 27 de abril de 2021. “É uma lei que formaliza e normatiza os trabalhos voluntários prestados ao Município, resguardando ambas as partes. Todos os interessados podem procurar a Prefeitura para fazer a adesão, que ocorre de forma muito simples e rápida”, afirma o prefeito.

No caso específico da agora denominada Escadaria da Esperança, a reforma em regime de mutirão e o recebimento de doações (recursos materiais e financeiros) estão autorizados pela lei municipal 5.078/2021, sancionada em 15 de dezembro de 2021.

Crédito das fotos: Flavia Azolin/Comunicação PMNP