12/12/2022

Escadaria da Esperança é inaugurada no bairro Pousada da Neve

Projeto de restauração foi executado com auxílio de voluntários e doações

Executado em regime de mutirões, o projeto de reforma e revitalização da Escadaria da Esperança, no Bairro Pousada da Neve, foi oficialmente concluído na tarde de domingo, 11 de dezembro. A inauguração da nova escadaria reuniu autoridades, voluntários, doadores e escritores que cederam frases de sua autoria para a ornamentação dos mais de 114 degraus.

Servindo de ligação entre as ruas Berlim e Dois Irmãos, no Bairro Pousada da Neve, esta escadaria tem construção que data da década de 1990. Após um período sem aproveitamento adequado, o processo de revitalização e restauração começou em 2021, com diversas participações voluntárias, em adesão à lei municipal 4.972/2021, de 27 de abril de 2021. A Escadaria da Esperança recebeu este nome através da lei municipal 5.132, de 11 de maio de 2021. A reforma e a revitalização da escadaria em regime de mutirão foram autorizadas pela lei municipal 5.078, de 15/12/2021. Essa mesma lei também autorizou o recebimento de doações para o projeto de reforma e a revitalização.

Todas as leis municipais são oriundas de projetos apresentados pela vereadora Kátia Regina Zummach, moradora do bairro e que liderou os mutirões de trabalho.

Destacando a relevância do projeto, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, lembrou que a nova escadaria representa um ganho importante aos pedestres do bairro, bem como uma demonstração de união e cooperativismo. “E, não menos importante, cabe lembrar que se trata de uma conquista para a cultura, visto que muitos escritores locais estão contemplados através de suas frases nos degraus da escadaria”, afirmou.

Após os pronunciamos das autoridades, o prefeito Jorge Darlei Wolf; o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre da Silva; a vereadora Kátia Regina Zummach; e a presidente da Associação de Moradores do Bairro Pousada da Neve, Ilese Schmidt, realizaram a entrega de certificados aos voluntários e doadores do projeto de reforma e revitalização. Também foram entregues certificados aos escritores que cederam direitos autorais de frases.

Todos participaram do descerramento da placa inaugural, marcando a entrega oficial do equipamento público reformado e revitalizado.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP