16/07/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Equipes envolvidas nas lives do 48º Festival Internacional de Folclore são testadas para a Covid-19

Serão em torno de 200 testes ao longo das três semanas do evento

Dançarinos, autoridades, integrantes da Comissão Organizadora e equipe técnica envolvidos nas lives do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis passarão por testes da Covid-19 antes de cada fim de semana. O evento tem início nesta sexta-feira, 16 de julho, e segue até o dia 1º de agosto, com programação de quinta-feira a domingo. Serão em torno de 200 exames ao longo do Festival.

“Dentro da proposta de programação online, o Festival Internacional de Folclore terá apresentações ao vivo, o que exige a participação presencial de dançarinos, equipe técnica e demais organizadores. Não podemos descuidar da saúde e, com a iniciativa da testagem, estaremos evitando que alguma pessoa assintomática espalhe o vírus para as demais”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann.

Os testes do tipo antígeno serão realizados antes de cada fim de semana, com todas as pessoas que estarão envolvidas nas lives dos dois dias seguintes. A coleta ocorre na sala do Disque Covid, junto ao posto de saúde do Bairro Piá.

Na quinta-feira, 15 de julho, tiveram início os testes relacionados à live de acendimento da Chama Folclórica e Abertura Oficial do 48º Festival Internacional de Folclore, que acontece nesta sexta-feira, 16 de julho. O primeiro teste foi realizado com a diretora de Eventos Culturais, Ana Paula Weber. Na ocasião, outras quatro pessoas foram testadas, todas com resultado negativo para a Covid-19.

Além da testagem prévia, as equipes com participação presencial nas lives passarão por checagem de temperatura e permanecerão de máscara.

O 48º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Pão d'Gula Alimentos, CORSAN - EVOLUIR NOS DEFINE. Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas Façanhas, Armani Têxtil Ltda, Coopershoes, Banrisul, H2 Negócios Imobiliários, Suibom, Dakota, Cervejaria Edelbrau, Sicredi Pioneira, Cervejaria Traum, Ecosul Energias. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante e Amigo Internet. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP