06/12/2021

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Entidades entregam o novo Plano Municipal de Turismo de Nova Petrópolis à Administração Municipal

O principal objetivo é a promoção do Município como destino turístico

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 6 de dezembro, a entrega do Plano Municipal de Turismo de Nova Petrópolis, no Auditório Édio Spier da Sicredi Pioneira RS. O documento foi elaborado após diversos encontros entre Secretaria Municipal de Turismo, Sebrae RS, Sicredi Pioneira, Conselho Municipal de Turismo e Departamento de Turismo da ACINP.

Dentre os principais apontamentos do Plano Municipal de Turismo para os próximos anos estão a capacitação por meio de cursos, visitas técnicas, famtours e benchmarking; promover o marketing e o posicionamento do município como destino turístico, além de monitorar através de pesquisas o perfil e o fluxo de visitantes no Município.

O Plano Municipal de Turismo de Nova Petrópolis está disponível para o público no site da prefeitura, na aba “Secretaria de Turismo, Industria e Comércio”, “documentos” ou através do link https://www.novapetropolis.rs.gov.br/secretarias/turismo-industria-e-comercio.

A entrega do documento do Plano Municipal de Turismo foi realizada pelo o Analista de Articulação de Projetos de Turismo do Sebrae RS, Émerson Bittencourt Monteiro, ao prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf. O Prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, disse estar muito feliz em receber o Plano Municipal de Turismo que foi construído a partir da união de esforços de muitas pessoas e entidades. E concluiu “agora temos muito trabalho para colocar todo o planejamento em prática!”.

O ato também contou com a presença da consultora do Sebrae RS, Ivane Fávero; do gerente de relacionamento da Sicredi Pioneira, Daniel Hillebrand; do vice-prefeito, Martim Wissmann; do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Carlos Michaelsen; da presidente do Conselho Municipal de Turismo de Nova Petrópolis, Luciane Schommer; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, Marcos Alexandre Streck, e do secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos.

O desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo se deu a partir de intensas conversas, oficinas, pesquisas e formulação conjunta entre Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, junto com o Sebrae RS, Sicredi Pioneira, Conselho Municipal de Turismo e Departamento de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis.

Os trabalhos de elaboração do material foram coordenados pela consultora do Sebrae e mestre em Turismo, Ivane Fávero. No âmbito do munícipio, a mobilização dos atores, bem como o fornecimento de informações relevantes para o trabalho, ficou a cargo da Prefeitura de Nova Petrópolis. O Plano de Turismo 2014 – 2016 de Nova Petrópolis e o Projeto Nova 2050 também foram utilizados para referenciar o trabalho realizado.

A próxima fase do planejamento é a aprovação do Plano Municipal de Turismo na Câmara de Vereadores para se tornar uma política pública. A partir de então inicia-se a execução e o monitoramento. O plano tem validade de quatro anos.

Crédito das Fotos: Ana Paula Backes\Comunicação PMNP