14/11/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Encontro Nacional dos Conselhos de Educação movimentou Nova Petrópolis

Mais de 1,5 mil pessoas participaram da programação no Centro de Eventos da cidade

O XXXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, realizado em Nova Petrópolis de 7 a 10 de novembro, foi responsável por movimentar a cidade e fomentar ainda mais o comércio e o turismo nesse período. Mais de 1.500 pessoas participaram dos quatro dias de programação no Centro de Eventos. Em meio ao público presente estavam autoridades federais e estaduais, que enalteceram, em mais de uma oportunidade, a receptividade e o acolhimento que encontraram em Nova Petrópolis.

De acordo com dados colhidos durante o evento, a movimentação de participantes do encontro trouxe impactos extremamente positivos para a cidade, com grande movimentação em lojas, restaurantes e na rede hoteleira. Taxistas de Nova Petrópolis também tiveram a demanda ampliada durante o encontro. “É por este motivo que a Administração Municipal vem se empenhando para captar cada vez mais eventos deste tipo”, destaca o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

Na cerimônia de abertura, realizada na terça-feira, dia 7, o prefeito Darlei e a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, receberam uma homenagem da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) pelo apoio prestado pela Prefeitura de Nova Petrópolis à educação. Nessa oportunidade, o prefeito destacou que o Município acredita e investe muito na área como “um fenômeno de transformação” na vida das pessoas. “Investimos não somente em espaços físicos, como também na valorização dos nossos profissionais”, afirmou o prefeito.

Ao longo dos quatro dias de evento, dividido entre mesas de discussão, oficinas e momentos culturais e artísticos, o assunto em voga foram sempre as tomadas de decisão que podem garantir um futuro melhor para profissionais da área e estudantes; a criação de políticas públicas; e os investimentos que tem potencial de transformar a educação e qualificar ainda mais o ensino ofertado no país, transformando o acesso ao ensino mais democrático.

Durante as mesas de discussão, Nova Petrópolis também esteve representada. Na quinta-feira, 9, o prefeito Darlei apresentou no evento o trabalho desenvolvido pelas cooperativas escolares que fomentam o empreendedorismo e estimulam que os estudantes da cidade tenham novos aprendizados. O projeto é desenvolvido por meio de parceria com a Sicredi Pioneira.

A cultura de Nova Petrópolis também esteve em evidência durante o encontro, com apresentações que envolveram grupos instrumentais, canto coral e danças folclóricas, além de bandinhas típicas.

Na sexta-feira, 10, último dia do evento, também foi definida a cidade que receberá a próxima edição do encontro nacional. Será realizada na cidade de São Paulo, capital daquele estado.

Crédito das fotos: Darlan Silva