08/11/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Encontro Nacional de Conselhos de Educação inicia em Nova Petrópolis

Programação da Uncme segue até sexta-feira, 10 de novembro, no Centro de Eventos

Nova Petrópolis será palco para discussões sobre o futuro da educação brasileira até sexta-feira, 10 de novembro. O XXXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, espaço em que essas conversas vão acontecer, começou nessa terça-feira, 8, no Centro de Eventos da cidade. A cerimônia oficial teve a presença de representantes do governo federal, de instituições estaduais, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), da Administração Municipal e dos Poderes Legislativos. A previsão é de que o evento reúna em quatro dias de programação, mais de 1.400 pessoas, entre delegados dos conselhos de todo o país e profissionais da área da educação.

Diversas autoridades foram convidadas a falar na cerimônia, para destacar a importância do investimento na educação como garantia de futuro para o povo brasileiro. Entre eles, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, que também agradeceu a presença de tantas pessoas vindas de perto e de longe, todas com o objetivo comum de buscar experiências e conhecimentos que possam agregar em suas comunidades.

O prefeito Darlei relatou como foi o processo de conquista do evento para a cidade durante a edição passada do encontro em Cabo de Santo Agostinho, e afirmou que isso só foi possível por ter em sua equipe pessoas dispostas a fazerem a diferença. “Nós acreditamos e investimos muito na educação, não somente nos espaços físicos, mas na valorização dos nossos colegas de trabalho, que é como chamo todos os nossos amigos que trabalham na administração pública”, disse.

Representando o governo federal, o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Maurício Holanda, afirmou que esse encontro é muito especial, pois é nos municípios que estão as crianças e são eles que oferecem a educação infantil e o ensino fundamental, e prestam os atendimentos básicos em saúde e assistência social. “Precisamos democratizar o acesso a uma escola de qualidade, com aprendizagem socialmente referenciada, com participação das comunidades”, citou.

A deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS, lembrou da necessidade de se planejar a educação para além dos governos. “Nós somos muitos que dedicam sua vida à educação, para nós ela é um projeto pessoal de amor e realização, e não vamos renunciar ao papel de protagonistas da educação de qualidade para todos”, afirmou.

Após todas as manifestações, o Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação foi considerado aberto pela presidente do Conselho Municipal de Educação de Nova Petrópolis, Fabiane Graunke, e pela prefeita mirim do município, Alana Flores.

Ainda durante a abertura do evento, houve a apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e da invernada artística do Centro de Tradições Gaúchas Pousada da Serra.

Também participaram da cerimônia a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Gislaine Marchioro Leal; a coordenadora estadual da Uncme – Seccional Rio Grande do Sul, Fabiane Bitello; e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Kátia Regina Zummach; entre outros.

O encontro segue até sexta-feira, dia 10 de novembro. A realização é da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), com o objetivo de congregar diversas instituições para discutir os próximos dez anos da educação na perspectiva dos conselhos.

Crédito das fotos: Darlan Silva