04/04/2013

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Encontro define data para a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal do Meio Ambiente

...

Foi realizado nesta terça-feira (2), no salão de atos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis, o segundo encontro do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Na reunião, que teve início às 14h30min, estiveram presentes o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente Bruno Seger, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ari Arsenio Boelter, representantes do Corpo de Bombeiros Voluntários ,Walter Alves da Costa e Rachel Fonseca Pereira, representante da Corsan, Silvio Alexandre Schuch, representante da Emater, Ruben Hansen, representantes da Aturma, Beno Edmundo Heumann e José Luiz Gegoni, representante da Acinp, Luciane Franzen.

Na oportunidade, foram apresentadas soluções referentes à coleta de lâmpadas no comércio local, tema que foi debatido na primeira reunião. O secretário Bruno Seger iniciou a reunião apresentando a pesquisa feita na cidade do número de material a ser recolhido. “Existe aproximadamente 5 mil  lâmpadas estocadas no comércio local, que ainda não têm destino certo para esse tipo de material,” ressaltou. O secretário colocou ainda que a prefeitura Municipal irá contratar uma empresa que faça todo o recolhimento das lâmpadas e reatores. A coleta deve ser feita na última semana do mês entre os dias 29 e 30 de abril, com dia a ser definido. Ficou definida a data de encontro dos membros do conselho Municipal do Meio Ambiente com comércio local e a eleição  para a escolha do presidente, vice-presidente e secretário do Conselho, que será realizado, na próxima quinta-feira (11), às 14h30 na sala de reuniões do Sindicato para repassar a resolução do Conselho aos empresários. Foram expostas ainda, idéias em relação ao recolhimento de produtos da linha branca, como geladeiras, fogões, televisores, descartados pela comunidade que não tem destino certo. O secretário Bruno Seger se mostrou bastante interessado em resolver esse tipo de problema que afeta a cidade, durante o encontro, apresentou várias alternativas que podem ser implantadas no centro de Nova Petrópolis, como o “Ecoponto” uma espécie de ponto estratégico de recolha.  De acordo com o secretário, será instalado um contêiner na cidade, onde uma vez por semana teria alguém recebendo o material e fazendo a triagem do mesmo. A representante da Acinp, Luciane Franzen, acredita que com essa recolha 95% dos problemas com esse tipo de lixo estaria resolvido. Mais informações pela Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone, (51) 3281- 8440. Confira abaixo a nomeação do Conselho Municipal do Meio Ambiente onde serão escolhidos na próxima quinta-feira (11) o presidente, vice-presidente e secretário.

- Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente:

Titular: BRUNO SEGER

Suplente: ANDRÉ DALL’GNOL

- Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto:

Titular: PAULO SCHWANTES

Suplente: SILVÂNIA LINK

- Representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação:

Titular: FÁBIO BARCELLO SIPOLI DOS REIS MULLER

Suplente: CARLOS EDUARDO BRAUN

- Representante da CORSAN:

Titular: SILVIO ALEXANDRE SCHUCH

Suplente: HELENO DA SILVA ROSA