09/12/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Encontro de merendeiras da Rede Municipal de Ensino foi realizado na Escola Otto Hoffmann

Atividade contou com palestra de médica veterinária e foi a última de 2019

O último encontro de 2019 das merendeiras que atuam na Rede Municipal de Ensino foi realizado no auditório da Escola Otto Hoffmann, no dia 6 de dezembro. Organizada pela nutricionista que atua na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sofia Rambo, a atividade reuniu 22 merendeiras de 13 Escolas Municipais. A médica veterinária da Secretaria de Agricultura e meio Ambiente de Nova Petrópolis, Raquel Mesquita, palestrou sobre sobre as boas práticas na merenda escolar, abordando os cuidados no processo de utilização e compra de alimentos de origem animal e aos riscos de sua utilização para a saúde.

Após a palestra, as merendeiras receberam avisos gerais e documento impressos contendo informações sobre as últimas entregas do ano, bem como os cuidados com os estoques de alimentos durante o período de férias. Ao término da reunião foi realizada uma confraternização.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto organizou seis encontros com as merendeiras da Rede Municipal de Ensino. Nas oportunidades foram discutidos temas como fornecedores, prevenção e desperdício de alimentos, definição de cardápios, identificação de crianças portadoras de alergias, diminuição do uso de açúcar nas refeições e corte total da ingestão de açúcar para menores de dois anos. A introdução de novos alimentos, como requeijão no lugar da margarina e cacau 100% no lugar do achocolatado, também foram pauta dos encontros.

As merendeiras das escolas municipais de Nova Petrópolis e de Picada Café também participaram de uma capacitação, teórica e prática, para o manuseio e uso de ervas aromáticas e condimentares na merenda escolar. A capacitação foi ministrada por extensionistas da EMATER de Nova Petrópolis, Picada Café, Gramado e Canela.

Acompanhe as novidades da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto acessando o site www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página facebook.com/novapetropolisrs você encontra fotos, vídeos e mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Administração Municipal. Siga a Prefeitura de Nova Petrópolis no instagram: @prefeituranovapetropolis.