29/04/2013

Secretaria de Administração

Encontro da AMSERRA tem como pauta o policiamento e Meio Ambiente

A reunião da AMSERRA – Associação dos Municípios de Turismo da Serra aconteceu na ACINP – Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis na manhã desta sexta-feira, 23 abril. Estiveram presentes no encontro, o Prefeito Municipal de Nova Petrópolis Régis Luiz Hahn, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis Bruno Seger, prefeito de Canela Cleo Port, o prefeito de Cambará do Sul Schamberlaen José Silvestre, o Presidente da Câmara Legislativa de Cambará do Sul Eduardo Pereira, o vice-prefeito de Gramado Luia Barbacovi e o de Picada Café Daniel Rückert, o secretário de Meio Ambiente de Canela Gelton Matos, secretário de Proteção Ambiental de São Francisco de Paula Flávio Prestes Alves, a Técnica Consultora da Secretaria de Agricultura, Fomento Econômico e Meio Ambiente de Santa Maria do Herval Tatiana Camargo, Assessor Especial da Prefeitura de São Francisco de Paula Jorge Paulo Lopes e o secretário executivo da AMSERRA Antônio Carlos Pinto, entre outras autoridades.
O encontro foi presidido pelo prefeito de São Francisco de Paula e vice-presidente da AMSERRA Juarez Hampel Schlichtin, que após as boas vindas convidou o Capitão Ubirajara do 1° Batalhão de Policiamento de Área Turístico, que marcou presença representando o comandante Ten. Cel. Marcelo Dornelles dos Santos, que fez seu pronunciamento solicitando o apoio dos prefeitos junto ao Governo do Estado para que venham novos policiais para a Região, que hoje conta com uma defasagem de 106 policiais. O objetivo é trazer cinco turmas para a Região, contemplando as cidades de Gramado, Canela, Igrejinha, São Francisco e Nova Petrópolis, nesta ordem, para que estes policiais depois de formados possam ficar nestas cidades e também nos municípios vizinhos das mesmas.
Estiveram presentes na reunião também o diretor do DFAP - Departamento de Florestas e Áreas Protegidas do SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente Junior Piaia e a Coordenadora Regional da SEMA/FEPAM, de Caxias de do Sul Kiara Chies. Unificar o discurso, em parcerias com instituições como Emater, Fetag e outras, bem como prefeituras, não criando no produtor receio de ser cadastrado, até por que a nova Lei prevê que até para conseguir financiamento, num prazo de 5 anos, será necessário que ele tenha o Cadastro Rural Ambiental foi uma das afirmações Piaia. Antes de finalizar o encontro ficou definido que a nova representante da AMSERRA no Conselho Consultivo Regional da UERGS será a Secretária de Educação e Cultura de São Francisco de Paula Ivone Maria Marques Palma.
O próximo encontro da AMSERRA será realizado no dia 24 de maio na Churrascaria Espelho Gaúcho, em Canela.